4 benefícios do remo no treino

Este é o exercício ideal para desenvolver as costas e proteger a região lombar. Faça assim…

Um exercício básico
O remo sentado é ideal para desenvolver as costas, mas se se inclinar pela cintura durante o exercício, ajudará a isolar melhor os músculos da região lombar.

Como se faz
Sente-se na máquina de remo (ou em frente a uma polia baixa) com os pés completamente apoiados na plataforma e as pernas semi-flectidas.
Incline-se pela cintura sem flectir as costas e segure a pega com as palmas das mãos viradas uma para a outra. Puxe-a lentamente até ao corpo enquanto inclina o corpo para trás. A puxada deve terminar mesmo junto ao seu peito à medida que o corpo recupera a sua verticalidade. Mantenha um pouco e incline-se novamente para a frente estendendo os braços e recuperando a posição inicial.

Variações
Segure bem as pegas para que não fujam. Se sente os bicípites mais cansados que os músculos das costas, coloque os polegares ao lado dos outros dedos para que possa puxar em forma de gancho. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer exercício de tracção para as costas e serve para cansar menos os bicípites.
Com o mesmo objectivo pode levar a cabo o seguinte exercício. Em vez de utilizar os braços para aproximar o peso do corpo, reduza o peso e mantenha os braços estendidos (sem bloquear os cotovelos) durante todo o movimento. Ao fletir apenas pela cintura, a parte superior das costas e dos músculos não o vão ajudar, o que isola os músculos da zona lombar.

Quer chegar mais longe?
Em vez de aproximar a puxada até à parte superior do abdominal, leve-a até ao centro do peito.
Com esta variação isola uma maior parte do trapézio, o grande dorsal e o rombóide.

4 BENEFÍCIOS:
1 – Mais força
Lançar, bater ou puxar com força são movimentos baseados na transferência da força através da rotação do corpo. Ao trabalhar os músculos da região lombar fortalece o tronco para conseguir ter mais força de rotação quando necessita.

2 – Músculos maiores
Quanto mais fortes forem os músculos da região lombar, mais o irão ajudar a trabalhar outros músculos. Assim, irá conseguir melhores resultados com menor risco de lesões derivadas de más posturas.

3 – Mais energia
Quanto mais forte está a coluna, menos custa ao corpo suprimir os movimentos desnecessários à deslocação. Uma região lombar sã pode ajudar o corpo a realizar tarefas com menos esforço e cansaço.

4 – Barriga mais lisa
Para andar com a postura correcta, os músculos da coluna e da zona lombar devem estar fortes e resistentes. Quanto mais tonificados estiverem estes músculos, mais facilmente conseguirá evitar a curvatura das costas que empurra a sua barriga para a frente.

4 em 1 para queimar calorias

Artigos Relacionados

Duração do treino vs Intensidade

Se quero definir, tenho de aumentar a intensidade ou a duração do meu treino? Esta continua a ser pergunta que todos querem saber a resposta. E é para isso que ...

O joelho “estala” no agachamento?

Que coisas más podem acontecer quando ouve este crack? Na maioria dos casos, se os seus joelhos estalam mas não doem, trata-se apenas disso. É óbvio que o som da ...

Quanto tempo deve durar o treino de musculação?

Veja quais os (possíveis) riscos se ultrapassar os limites de tempo aconselháveis. O tempo de uma sessão de treino é apenas uma das variáveis que compõem a intensidade do mesmo. ...

Treino Tabata by Men’s Health

Sem equipamento e sem desculpas! Utilize o seu peso corporal e perca gordura rapidamente com este programa curto, mas muito intenso. O QUE É? O programa Tabata foi desenvolvido por ...

Motivação

A diferença entre acabar ou “chegar quase ao fim” de um treino está na sua força mental. Estas 10 regras do treino vão ajudá-lo a treinar mais e melhor para ...

João Paulo Rodrigues, o improvável!

Quem nos acompanha há algum tempo, sabe bem que inspiramos constantemente os nossos leitores à mudança para hábitos de vida saudáveis. Com mais de 15 anos de revista em Portugal, ...

Send this to friend