A dica mais útil para quem quer correr uma maratona

É verdade que a maratona é uma prova longa e de resistência, mas a velocidade é um dos segredos-chave que não pode descurar. Se normalmente se foca na maratona, há um aspeto que provavelmente será a sua maior carência: a velocidade. Para solucionar este problema, aproveite as suas passadas longas lentas (PLL) para realizar alguns quilómetros a ritmo de tempo. Isto significa que deve acelerar o ritmo durante cerca de 6-10 km numa metade da sua PLL. Também pode experimentar participar numa corrida de 10 km durante a preparação, para que se vá habituando a correr a um ritmo mais elevado durante uma meia maratona.

Que erros deve evitar a todo o custo?
Não caia na mesma rotina todas as semanas. Vai acabar por se sentir aborrecido e, mais importante ainda, esta seria a combinação certa para que o seu rendimento parasse por completo e fosse incapaz de melhorar marcas pessoais. É essencial variar, não só de uma semana para a outra, mas também durante as diferentes estações do ano.

Se ainda tem dúvidas veja se isto lhe soa familiar:
– Terça-feira: intervalos com os meus colegas do clube de atletismo.
– Quinta-feira: treinos de tempo com o meu vizinho.
– Domingo: passada longa lenta.
– Semana seguinte: o mesmo.
– E é assim uma semana após a outra.

O nosso corpo e mente precisam de alguma variedade. É essencial ensinar o corpo a adaptar-se a maiores exigências. Obviamente, testar-se a si mesmo num percurso conhecido não poderá ser prejudicial, mas o ideal é que acrescente sempre variedade a todos os aspetos do seu treino.

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