Tem uma rutura ou distensão?

Um diagnóstico correto pode fazer toda a diferença entre o regresso rápido à actividade física ou o final da sua carreira desportiva.

  • Anterior
  • Próximo

    Distensão muscular

O que é
Uma dor escondida e em parte incerta. “Quando uma distensão muscular acontece, as provas de resistência provocam dor”, afirma a Dra. Maria Teresa Costa, consultora de Clínica Geral.

Como acontece
“As distensões tendem a acontecer quando subitamente activa um músculo frio. É por isso que o aquecimento é fulcral”, adverte a médica.

Tempo de paragem
Com tratamento, "os músculos costumam recuperar em cinco semanas”. A excelente irrigação sanguínea facilita a rápida eliminação de qualquer resíduo.

O descanso
Descanse, tome um anti-inflamatório e aplique gelo durante 10 minutos a cada quatro horas nos primeiros três dias. “Depois, tente fazer alongamentos suaves e aplique algo quente para fomentar o fluxo sanguíneo”, aconselha a médica.

Altere a rotina
Um grupo de investigadores da Universidade de Lyon (França) observou que quem treinava zonas distintas do corpo, alternando entre o trem superior e inferior a cada duas semanas, reduzia em metade a possibilidade de sofrer distensões.

    Rutura de ligamentos

O que é
Uma dor mais aguda, centrada numa articulação. “Uma rotura de ligamentos dói ao pressionar”, explica a doutora. “Ao mover a articulação, os ligamentos alongam, o que provoca dor”.

Como acontece
Com um movimento ou mudança de direcção brusca. “Por isso tantos jogadores de futebol rompem os ligamentos: os pitons das chuteiras ficam presos na relva e o pé não acompanha a rotação do corpo”, explica.

A reabilitação
“A reabilitação pode demorar cinco meses. Os receptores internos também ficam afectados, o que impede o envio de mensagens ao cérebro sobre o mau estado da articulação, provocando novas pequenas lesões”.

Vá ao hospital
“Precisa de cuidados médicos imediatos para diagnosticar a extensão da rotura. Faça uma ressonância e mantenha a articulação elevada”.

Aqueça com alongamentos dinâmicos
“Ao contrário dos alongamentos estáticos, obriga o sangue a movimentar-se pelas articulações enquanto alonga o ligamento, originando maior resistência, explica a médica.

Coma isto e ganhe saúde

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Artigos Relacionados

O seu corpo pode viver sem sal?

Esta é uma questão que ainda levanta muitas dúvidas, por isso convém saber a resposta para evitar dissabores. Assim sendo, repetimos: Será que o corpo humano pode viver sem sal? ...

Qual destes vícios é pior que fumar?

Fumar já passou de moda, mas há outros prazeres que também fazem estragos. Mas serão tão perigosos como acender um cigarro? Alguns até são bem piores. Conheça agora os que pode ...

7 razões para beber cerveja!

Dizemos-lhe já que o que vai ler de seguida está devidamente fundamentado pela Ciência e pode beber uma cerveja, OK? Ainda por cima, hoje é o Dia Internacional da Cerveja, ...

Medicamentos: os genéricos são tão bons como os de marca?

Veja se anda a pagar mais do que deve pela sua saúde! Os medicamentos de marca (ou originais) são medicamentos que deram origem, através de investigação, a uma nova substância ...

Cancro da mama? Ajude-a assim!

Da suspeita à cura do cancro da mama, é a maneira como você age durante o processo que pode fazer toda a diferença para a sua mulher. O perigo está ...

4 cirurgias que nenhum homem devia fazer

Nos últimos cinco anos, a cirurgia estética para homens tem crescido imenso, sobretudo em casos não-clínicos. Ou seja, fazem-no por questões meramente de ego. Valerá a pena? 1. Implantes de ...

Send this to friend