Barbear. Essa palavra que consegue apaixonar e ao mesmo tempo atemorizar milhões de homens em todo o mundo. Para uns uma obrigação no dia a dia, para outros é uma arte e uma paixão…

Aqueles que não dispensam este ritual diário tentam desfrutar da melhor experiência possível, mas a maioria dos homens simples-mente não pensa sequer neste tema. Fazem a barba e cuidam deles porque tem de ser e por inúmeras razões! O homem comum é muito rápido a fazer a sua barba. Pega num sistema de barbear, espalha espuma na face e “arrasta” as lâminas até os seus pelos desaparecerem. Mas, de facto, para se obter um barbear rente e perfeito é preciso um pouco mais de esforço e de conhecimento. Eu sei que você já faz a barba há anos e pensa que não há nada a aprender, mas se falar com um barbeiro que faz barbas há décadas ou começar a acompanhar os nossos artigos verá que esta informação lhe será útil.

1. As “ferramentas”
Existem três espécies de sistemas de barbear: as navalhas, os sistemas de segurança e os elétricos. Os sistemas de barbear de segurança podem ser ainda subdivididos. Temos os que usam apenas uma lâmina de dupla face (provavelmente aquela que o seu avô usava) e aqueles que usam múltiplas lâminas. Sendo assim, qual é o sistema que devemos usar? A resposta é simples: depende. Se não quer ter um barbear rente e apurado, o aparelho elétrico serve bem. Mas se gosta de um barbear rente e perfeito, o melhor é mesmo optar por um dos outros dois sistemas. O tempo é essencial nos dias de hoje, por isso, se quer a minha opinião, o melhor é mesmo optar por um sistema moderno com múltiplas lâminas, só para garantir que depois não tem de usar o papel higiénico em sítios que não é suposto, como a sua cara.

2. A direção em que a sua barba cresce
Para ter o melhor barbear possível e tirar vantagem de todas as suas “ferramentas” precisa de mapear o sentido em que crescem os seus pelos faciais. Tal como num GPS, por vezes o caminho mais curto torna-se o mais problemático e aborrecido. Fazer atalhos quando se barbeia, quando está à pressa ou com pouca paciência definitiva-mente não é a melhor ideia. O que precisa de fazer é mapear o padrão de crescimento do grão da sua barba. Nunca deve começar contra o grão do pelo, mas sempre a favor. Se está a pensar que isto parece consumir muito tempo, é verdade, mas só na primeira vez. Assim que acertar e souber em que sentido crescem quase todos os pelos da sua face, terá o barbear perfeito num piscar de olhos.

3. Água morna
Está a ver aquelas fotografias antigas onde aparecem homens sentados em cadeiras de barbeiro com toalhas enroladas à volta da cara? Pois, eles sabiam o que faziam. Cada vez que se for barbear, deve preparar a sua pele com água morna ou mesmo com vapor. Tomar um banho e lavar o rosto antes de fazer a barba é o realmente indicado. Se já tomou banho, meta uma toalha quente à volta da cara durante 45 segundos e repita por três vezes. Este procedimento vai amolecer os pelos, abrir os poros e tornar o seu barbear mais fácil e limpo. É só ajustar a sua rotina diária, não custa nada!

4. A preparação
Se quer fazer uma mudança para melhorar definitivamente o seu barbear, então tem de parar de usar gel, cremes e espumas de barbear que venham em latas de aerossol e mais, também deve parar de usar as mãos para a colocar na sua face. Quer mais um conselho? Use sabonetes e cremes de barbear específicos para utilização com um pincel de barba. O pincel vai amolecer, levantar os seus pelos e até esfoliar a pele.

5. Pescoço em último lugar
Incline o seu corpo para a frente e a cabeça ligeiramente para trás para ajudar a esticar a pele do pescoço. Use a mão livre para esticar a pele na direção em que está a barbear e deixe o sabonete ou o creme de barbear da sua eleição atuar um ou dois minutos na zona do pescoço. Deixe o pescoço para último lugar, para que os folículos dessa zona humedeçam e os pelos se cortem mais facilmente. Isto é meio caminho andado para reduzir a irritação e inflamação que geralmente costuma ter nessa zona.

6. Leve o seu tempo
Com todos os tipos de sistemas de barbear, especialmente aqueles que têm múltiplas lâminas, fazer movimentos longos, bruscos e repentinos só vai prejudicar a sua pele. Não se apresse quando se barbeia. Em vez disso, é muito mais importante demorar mais tempo a preparar a sua pele para as lâminas.

7. Enxague com água fria
Depois de se barbear, é imperativo enxaguar a face com água fria. Porquê? Abriu os seus poros anteriormente com água morna, certo? A água fria vai ajudar a fechar os poros e impedir que as impurezas penetrem, ajudando a prevenir irritação na pele. No final, aplique um bálsamo ou after-shave tendo em consideração o seu tipo de pele. As peles podem ser secas, oleosas, sensíveis ou normais. Determine qual é o seu tipo de pele e aplique o produto mais adequado.

  • Show Comments

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend