O que é água micelar e porque é que também é boa para os homens?

4 Junho, 2022

Como cuidar da pele durante a quarentena

Sabemos que a sua rotina de beleza é muito completa e que a sua casa de banho está cheia dos produtos básicos de que necessita para a tornar perfeita: hidratante, creme de contorno de olhos, aftershave… Mas há um novo aliado de beleza que tem tudo o que é necessário para começar a utilizá-lo. Estamos a falar de água micelar, um produto tradicionalmente associado às mulheres e ao acto de remover maquilhagem, que, no entanto, tem mais utilizações e uma série de benefícios que a tornam imprescindível no seu saco de beleza. Dizemos-lhe o que é, como utilizar este produto e tudo o que precisa de saber com a ajuda de Gloria Abad, dermatologista do centro Quirón Teknon e membro da Doctoralia.

O que é água micelar?

“A água micelar é uma base aquosa que utiliza micelas na sua composição, moléculas microscópicas que, devido à sua composição, atuam como um íman atraindo e varrendo todos os tipos de partículas como sebo, pó (ambiental ou de maquilhagem) e até mesmo partículas mortas da pele”, explica Abad, que acrescenta que não é um produto que possa causar alergias pois “como são microscópicas, a nossa pele não as pode absorver”.

Os homens podem usar água micelar?

Normalmente acredita-se que é um produto exclusivo para mulheres e que a sua utilização é apenas para remover maquilhagem, mas Abad explica que “pode ser utilizado por qualquer pessoa como produto de limpeza facial, pois não só limpa a maquilhagem, mas também limpa a sujidade ambiental e excesso de óleo”. Desta forma, pode adicionar água micelar à sua rotina de beleza como produto para limpar o seu rosto sem receio de causar problemas, uma vez que se adapta a todos os tipos de pele e pode ser utilizado em pele fina e sensível, bem como em pele espessa e oleosa ou em pele reativa com tendências atópicas ou rosáceas.

Também não é um produto que seca a pele, uma ideia associada à água micelar. “Pelo contrário, tem um efeito tonificante e hidratante, tanto que muitas pessoas (especialmente homens) a utilizam como único produto de cuidado facial”, explica a dermatologista. Assim, a sua utilização é um benefício económico, uma vez que a água micelar substitui os sabões, os toners e os removedores de maquilhagem. É um “tudo-em-um” na sua casa de banho.

Como aplicar água micelar

A melhor maneira de aplicar água micelar é “com um disco removedor de maquilhagem ou almofada de algodão, limpando-a em toda a superfície do rosto (incluindo pálpebras e lábios)”. Desta forma, evita ter de recorrer à água da torneira e às suas variações na composição local, temperatura e fricção aquando da secagem das toalhas, o que pode causar irritação da pele.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend