Saiba como conseguir uma pele saudável, segundo um dermatologista

13 Setembro, 2022

pele saudável

Para manter a sua pele saudável, existem algumas regras de ouro que precisa de colocar em prática como “cortar no consumo de bebidas alcoólicas, dormir o número adequado de horas, evitar água demasiado quente, ser gentil com a pele do rosto, usar produtos adequados a cada tipo de pele, não fumar e evitar ambientes com poluição”, diz-nos Luís Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, Lisboa.

Rejuvenescer enquanto dorme

O retinol, que é um derivado da vitamina A, é um ótimo aliado para o rejuvenescimento da sua pele. Este princípio que pode ser encontrado em alguns cremes ou loções “deve ser aplicado à noite, inicialmente em dias alternados com o uso do protetor solar no dia seguinte. É melhor usar o retinol à noite, pois trata-se de um ingrediente que sensibiliza a pele com a luz”, diz-nos Luís Uva.

O botox pode ser uma boa opção

Além de poder ser utilizado a partir dos 18 anos, sabe-se “que o botox tem uma ação não só sobre o músculo, mas também sobre as glândulas da pele, dando uma vitalidade e aspeto mais brilhante e hidratado”, afirma Luís Uva.

O poder da vitamina C

Já é sabido que a vitamina C é um antioxidante poderoso que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Além disso, “reduz a hiperpigmentação por inibir a produção de melanina e aumenta a produção de colagénio. Deve ser aplicada no rosto e no pescoço pela manhã e combinada sempre com o protetor solar”, sugere Luís Uva.

Sob a barba, a pele também existe

A barba não deve ser esquecida. Para que esta seja saudável deve “ter um bom hidratante ou óleo para a pentear, esfoliar a pele duas ou três vezes por semana para o pelo crescer, lavar a barba com o champô certo e hidratar o rosto com bálsamo. Ter atenção em alguns casos em que aparecem pseudofoliculites que são os próprios pelos da barba curvos a irritarem a pele com a ponta do pelo”, explica o dermatologista.

Alerta manchas

Pode prevenir as manchas no rosto ao evitar a exposição solar, através de uma boa hidratação e do uso do protetor solar. Luís Uva afirma que o melhor tratamento para prevenir ou eliminar manchas é combinado, ou seja, “a pessoa deve fazer uma limpeza específica da pele, usando cremes despigmentantes feitos à medida de cada um, a base deverá ser ácido azelaico, ácido tranexâmico, retinóides, hidroquinona, ácido glicólico entre outros”.

Proteja-se do sol

O protetor solar é um dos produtos estrela de qualquer rotina de cuidados da pele. “Deve ser aplicado todos os dias independentemente se haja sol ou não. A sua aplicação deve ser no fim da rotina skincare e adequado a cada tipo de pele. É fundamental perceber se a pele é oleosa e dessa forma usar protetores não comedogénicos”, afirma o dermatologista.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend