Saiba como prevenir a queda de cabelo com estas dicas

10 Agosto, 2022

cabelo

A luta contra a queda de cabelo, a tal que grande parte dos homens enfrenta, converteu-se num pesadelo com solução.

Preste atenção à queda sazonal

Em março, outubro e novembro dão-se pequenas quedas de cabelo. Há a analogia com a queda da
folha que acontece no outono. Aliás, o termo alopecia (do grego alopex, significa raposa – perde pelo sazonalmente), foi introduzido por Hipócrates 400 anos a.C., e começou por designar as peladas. Só depois se generalizou a todo o tipo de queda de cabelo.

Não espere pelos quarenta

A prevenção da calvície, no verdadeiro sentido da palavra, não existe. Contudo, devem tomar-se providências o quanto antes. O tratamento da alopecia deve ser atempado, uma vez que só se consegue recuperar o cabelo que se perdeu no máximo no ano e meio ou dois anos anteriores. Nos indivíduos muito ansiosos, o mais indicado é instituir-se o tratamento precocemente.

Consulte um médico

O dermatologista é o especialista indicado para lhe fazer um bom diagnóstico. É importante começar por distinguir entre alopecia androgénica e areata. Esta última caracteriza-se pelas zonas circulares calvas em vários locais da cabeça, incluindo a nuca, onde é muito frequente. Já a alopecia androgénica nunca se manifesta nesta zona e afeta a parte superior da cabeça.

Cuide da sua alimentação

Uma alimentação equilibrada ajudá-lo-á. Se além do fator hormonal e genético tiver uma má alimentação, poderá aumentar a queda de cabelo, embora nunca a despolete. Apesar de não haver provas, associa-se o tipo de alimentação ocidental (rica em carne vermelha) à calvície.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend