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    O LUGAR DE TRABALHO DEVE ESTAR BEM ILUMINADO

Os especialistas não hesitam em recomendar a luz natural em detrimento da luz artificial, já que, entre outras vantagens, permite distinguir algo tão decisivo como o passar do tempo. Está demonstrado que uma boa iluminação no posto de trabalho mantém as pessoas com mais energia. Por outro lado, os pontos de luz não devem encontrar-se nem em frente, nem atrás, mas sim de lado. Não é recomendável a utilização de lâmpadas fluorescentes.

    SE OS OLHOS LHE SALTAM DAS ÓRBITAS...

Como passa horas e horas sentado com os olhos fixos no monitor, às seis da tarde já confunde Cristina Ferreira com Fernando Mendes. Quando os seus olhos começam a dar sinal de cansaço, desvie o olhar do monitor (aproximadamente de duas em duas horas) e dirija-os para outros pontos do escritório... para uma colega, por exemplo.

    A CADEIRA? NEM DEMASIADO DURA NEM DEMASIADO MOLE

A tecnologia avança a passos gigantescos mas alguns princípios básicos permanecem na mesma. Graças à Internet e a tudo o que a rodeia, atualmente passamos mais tempo sentados do que antigamente. A escolha de uma boa cadeira, de altura regulável, é fundamental para evitar problemas de coluna. Uma cadeira estática ou demasiado cómoda pode penalizar a coluna. Quantos mais pontos de apoio tiver (para o pescoço, os braços e a coluna) tanto melhor para a saúde

    SE APROXIMA A CABEÇA DO MONITOR

Por um excesso de empenho, a sua cabeça está prestes a fundir-se com o ecrã. Parece muito profissional, mas na realidade está a forçar os olhos. Para evitar o cansaço dos olhos e do pescoço, afaste o ecrã e use caracteres maiores, ou então limite-se a regular o contraste do monitor.

    SE ESTÁ A CAVAR O SEU PRÓPRIO TÚNEL CARPIANO

Em alguns países, síndroma do túnel carpiano (uma sensação muito dolorosa no pulso ou no antebraço, causada pela compressão do nervo médio, com inflamação dos tendões) transformou-se numa das doenças mais comuns entre os que trabalham em frente de um computador. Um conselho: mantenha os pulsos bem direitos e dobre os dedos sobre as teclas. Em vez de esticar, fletir ou dobrar os pulsos em ângulo, desloque todo o braço para alcançar as teclas de cima.

Se passa várias horas em frente do computador, tenha cuidado com a sua postura, caso contrário pode transformar-se num frequentador assíduo das consultas médicas.

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