10 desportos para fazer este verão

O calor chegou. É hora de trocar o ginásio pelos treinos ao ar livre. Eis a selecção MH para ficar em forma enquanto se bronzeia na Natureza.

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    Surf

Para muitos um estilo de vida, para outros apenas um desporto de verão. A verdade é que o surf é considerado um dos desportos mais complexos que existe. A razão? Nenhuma onda é igual e ainda tem de lidar com outros elementos como o vento, marés, bancos de areia e outros surfistas. Só esperemos que não encontre um tubarão...

Benefícios desta modalidade:
Lidar com o mar e com a prancha de surf não é tarefa fácil e é por isso que o surf é bom para os músculos. A remada contra a maré é exigente (trabalha braços, ombros e costas), realizar o “take off” obriga a trabalhar o equilíbrio em cima da prancha e as manobras vão colocar à prova as suas pernas e abdómen.

Convencido? Aproveite e vá apanhar umas ondas!

    Skate

Um desporto radical? Talvez para muitos, mas um simples passeio de 1 hora queima, em média, 700 calorias. Bastante bom, não concorda?

Benefícios desta modalidade:
Além do gasto calórico, trabalha um dos músculos mais difíceis de crescer no nosso corpo – os gémeos – isto porque para ganhar velocidade ao andar de skate é necessário exercer força com o pé e com os gémeos no chão.

Desde as mais recentes longboards para um passeio mais relaxado e equilibrado, aos tradicionais skates rápidos e leves, a oferta é imensa e se quiser arriscar a mais, aprenda alguns truques e enfrente um skate park. Aproveite e veja aqui algumas opções para começar (Extreme Sports Map).
Cada vez mais a modalidade desportiva é apoiada no nosso país e existem vários locais onde melhorar e experimentar vários estilos.

    BTT

Sabe andar de bicicleta? Boa, agora enfrente os trilhos do mato.

Aproveite o melhor do verão e respire o ar fresco das matas. Mas faça-o a andar de bicicleta para colocar à prova a sua resistência cardiovascular. Existem muitos trilhos de norte a sul do país onde é possível realizar BTT. Dê uma vista de olhos em TRACKS GPS.

Benefícios desta modalidade:
Além de melhorar a sua respiração e resistência também vai aumentar o volume muscular, potenciar um gasto calórico enorme e conquistar um abdominal definido.

Vá de férias e leve a bicicleta!

    Trail Running

Gosta de correr? Ótimo, vamos então passar para uma corrida por trilhos e percursos mais difíceis do que uma corrida em pista ou pela estrada.

Benefícios desta modalidade:
O trail é a modalidade de corrida que mais está na moda, pois liga o desafio das corridas, pondo em jogo a resistência cardiovascular como a resistência física. Também aqui os músculos desempenham um trabalho mais exigente que nas corridas tradicionais, pois o piso irregular torna-se um rival à estabilidade.

Arrisque e participe numa das próximas provas de trail que vão ocorrer em Portugal. Veja mais em Correr Por Prazer.

    Canoagem

É fã de rios? Remar é uma atividade a não perder neste verão.
Já viu competições de canoagem. Já reparou como os atletas possuem um tronco super musculado? O nome Fernando Pimenta diz-lhe alguma coisa?

Benefícios desta modalidade:
Além de aumentar a resistência cardiovascular também ajuda a perder peso: em média queima 350 calorias por hora.

 

    Wakeboard

Vai passar férias para o interior e longe das praias? Aproveite e procure uma lagoa para fazer wakeboard.
Esta modalidade desportiva está cada vez mais a crescer em Portugal e já são muitos os parques onde é possível treinar e praticar este desporto radical. Dê uma vista de olhos em Wakeboard Portugal.

Benefícios desta modalidade:
Para além da diversão, o wakeboard é também um aliado ao físico, pois trabalhar todos os músculos do corpo (para manter o equilibro sobre a prancha) e de coordenação motora. Estimula a flexibilidade e a concentração, promovendo para o alívio de stress e ansiedade.

Bónus: uma hora de wakeboard elimina 450 calorias.

    Skimming

Gosta de andar de skate? Bem e que tal praticar durante este verão, todos os seus truques de skate, mas no mar? É esta a base do skimming, uma mistura entre os truques de skate e o surf.

Para praticar basta ter uma prancha adequada à modalidade, ir no sentido da rebentação da onda na areia e fazer as suas manobras.

Benefícios desta modalidade:
Exige um equilíbrio extremo e enorme concentração. O skimming trabalha muito a zona abdominal, pois é necessário um trabalho exigente do core para “cortar” a onda e voltar para a praia.

Prepara-se porque se vai conhecer esta modalidade, irá dar alguns “bate-cus” na areia da praia, mas irá divertir-se bastante.

    Patins

Possivelmente, uma das atividades físicas mais completas que existe, pois exige um trabalho muscular nos membros inferiores muito complexo.

Benefícios desta modalidade:
Patinar não é uma atividade de criança, pois implica ter um equilíbrio independente em cada perna. Uma hora de patinagem queima cerca de 500 a 800 calorias. Bastante bom não é? O trabalho muscular é particularmente desenvolvido na região lombar, glúteos, femoral e gémeos.
Está à espera do quê?

 

    Voleibol de Praia

Gosta de estar na praia e divertir-se com os amigos? Bem, o voleibol de praia é uma excelente opção para este verão.

Benefícios desta modalidade:
O voleibol é um excelente estimulante muscular para o nosso corpo. Trabalha os membros inferiores de forma bastante exigente, pois a areia não o vai deixar movimentar-se de forma rápida.

Quer saber o melhor deste desporto? É barato! Basta uma bola de voleibol e seguir para a praia.

    Bodysurf

Conhece este nome? Acreditamos que sim. Se não conhece, o mais provável é já ter feito bodysurf várias vezes quando era pequeno e “apanhava ondas” com o seu corpo. Relembra-se? Pois bem, o bodysurf não é mais do que uma modalidade desportiva semelhante ao bodyboard mas com o próprio corpo. Não existem pranchas ou qualquer apoio, apenas a corrente, a onda e o corpo.

Benefícios desta modalidade:
É um desporto bastante exigente, pois precisa de uma grande resistência muscular e cardiorrespiratória. Continua a achar que é só apanhar uma onda? Na verdade o bodysurf exige um trabalho ao nível do core, lombar e membros inferiores. Ou julga que é fácil ganhar velocidade para entrar na onda e manter-se nela até chegar quase à areia?
Experimente!

 

Aproveite estas dicas para criar uma nova rotina de treinos e fique em forma (enquanto se diverte) ao ar livre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

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