Já ouviu falar no hollowing? E no bracing? Vamos explicar…

HOLLOWING
Esta prática consiste em “encolher a barriga” aproximando o umbigo às costas. Isto diminui imediatamente o perímetro da sua barriga e ativa o transverso do abdómen, o músculo que contribui para a estabilização da coluna lombar.

BRACING
É uma técnica que consiste numa ativação e contração voluntária de todas as diferentes áreas abdominais (transverso, reto abdominal, oblíquos externos e ainda oblíquos internos) em simultâneo. Quando realizada corretamente, não provoca a diminuição do perímetro da cintura.

Por que é que o bracing é considerado melhor que o hollowing?
1/ Mais força
A estabilidade da coluna depende da totalidade dos músculos implicados e não apenas do transverso. É importante ativar os oblíquos, especialmente o externo, face à sua enorme implicação na estabilidade lombar-pélvica. O hollowing inibe a ativação dos oblíquos, ao passo que o bracing vai aumentar essa ativação, sem deixar de incluir o transverso abdominal.

2/ Maior equilíbrio
A estabilização de uma estrutura só é realmente eficaz se a base que suporta os cabos que a estabilizam for mais larga. Ao diminuir o perímetro da cintura (encolhendo a barriga), reduz essa base e perde a mais-valia dos restantes músculos capazes de garantir uma capacidade total para estabilizar a coluna.

3/ Maior estabilidade
Após vários exames de estabilidade da coluna face à ação de forças externas, verificou-se que existe uma maior estabilidade da coluna quando se promove o bracing (contração voluntária de todos os músculos abdominais) relativamente ao hollowing (diminuição do perímetro da cintura por encolher a barriga). Já sabe o que escolher…

 

  • Show Comments

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend