Afinal, quantas calorias pode perder quando faz natação

19 Setembro, 2022

Natação

A natação é um dos desportos mais completos disponíveis. Esta afirmação, geralmente aceite, torna-a um dos desportos mais populares nos ginásios e muitos desportistas vão para a piscina durante todo o ano. Outros lembram-se de como é bom nadar para os músculos das costas, braços, peitorais ou abdominais, especialmente no verão, quando o calor aperta e um mergulho é o melhor remédio para o combater.

A natação é também um dos desportos mais cansativos. O ciclismo e a corrida não atingem o mesmo nível de fadiga que a natação, pelo que também é geralmente aceite que a natação seja vista como um muito bom método de perda peso. Dá quatro braçadas (provavelmente não com a técnica certa) e fica sem fôlego.

E sim, a natação é um dos melhores exercícios para manter a forma, perder peso, aumentar a força e é também um desporto de baixo impacto, o que o torna uma excelente escolha para a prevenção de lesões e recuperação muscular.

Quantas calorias se podem queimar ao praticar natação?

Pegue na calculadora porque depois do almoço de domingo far-lhe-á bem saber que uma hora de natação queima cerca de 500 calorias (dependendo do corpo de cada um) de acordo com Speedo, a marca de fatos de banho desportivos. 500 calorias é o que encontra em 200 gramas de abacate ou 100 gramas de chocolate preto.

A única maneira de atingir o objetivo de queimar 500 calorias por hora não é a descansar… mas também não é a nadar a um ritmo demasiado rápido. Tente manter um ritmo que lhe permita respirar confortavelmente.

Como posso aumentar o número de calorias queimadas por hora na natação?

Se as 500 calorias queimadas não forem suficientes para si, não se preocupe porque há mais maneiras de aumentar o número de calorias que pode queimar por hora. Experimente estas três formas de aumentar a queima de calorias por hora a partir da natação:

Mude de estilo: há uma máxima de aptidão física que diz que se fizer sempre a mesma coisa, não se espera resultados diferentes. Aumente a sua queima de calorias para 700, alternando braçadas durante o seu treino de uma hora: comece com 10 sets de crawl, passe para 10 sets de bruços, melhore a sua técnica de mariposa e não se esqueça de fazer um conjunto de natação de costas. Cada estilo proporciona uma série de benefícios, funciona para grupos musculares diferentes e vai ajudá-lo a evitar aborrecer-se durante uma hora de natação.

Experimente o mar: nadar em mar aberto é um desafio para nadadores novatos e experientes. Algumas pessoas não conseguem viver sem o seu “banho de água salgada” todos os dias do ano e falam de benefícios tanto físicos como psicológicos. Uma hora de natação no mar, dependendo das ondas, pode queimar mais de mil calorias por hora devido à densidade da água e à temperatura. Pode começar com treinos curtos de 15 minutos e testar a sua resistência.

Equipamento extra: não, não estamos a falar da boia que usava quando criança. Os pull buoys são muito úteis para trabalhar certos grupos musculares de uma forma mais isolada. Feche os braços com eles e trabalhe a parte inferior do corpo com conjuntos diferentes; coloque entre as pernas e faça com que os braços e a parte superior do corpo trabalhem o dobro.

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