Como atua a proteína no corpo?

Está na hora de descobrir tudo o que a proteína pode fazer por si!

  • Anterior
  • Próximo

    1 - Começa a digestão

Os ácidos e as enzimas decompõem a proteína em dimensões mais reduzidas chamadas de péptidos. Este processo pode demorar cerca de 90 minutos e é por isso que se sente saciado. (Os hidratos de carbono digerem-se em 30 minutos).

    2 - Formam-se blocos de construção

As enzimas decompõem os péptidos em aminoácidos. O corpo pode criar 11 tipos e depende da alimentação para formar outros 9. Os aminoácidos unem-se para criar músculos e hormonas.

    3 - Chega a sensação de saciedade

Os aminoácidos estimulam a saciedade. Num estudo, as pessoas que aumentaram a ingestão de proteína de 15 para 30% de calorias, apresentaram uma redução média de 441 calorias diárias.

    4 - Circulam os aminoácidos

Os aminoácidos penetram no fígado, que os converte em proteínas plasmáticas, hormonas e proteínas portadoras. Circulam pelo sangue até cinco horas à espera que alguma parte do seu corpo lhes peça “ajuda”.

    5 - Dá-se o trabalho de reparação

Depois de um treino, são necessários aminoácidos para repararem as fibras musculares desgastadas, as quais se constroem principalmente a partir das proteínas miosina e actina. A miosina tem 6.100 aminoácidos e a actina 375.

    6 - A proteína e a pressão sanguínea

Os adultos que comem muita proteína (cerca de 100 g diários) têm menos 40% de risco de padecer de hipertensão do que os que consomem menos.

    7 - A proteína e o coração

Ao reforçar o músculo cardíaco, os aminoácidos podem aumentar a longevidade, refere uma investigação com roedores publicada em Cell Metabolism.

    8 - A proteína e o cérebro

Estudos científicos relacionam uma dieta rica em hidratos de carbono com a Alzheimer. Assim, uma dieta com grande quantidade de proteína e baixa em hidratos de carbono é o caminho a seguir.

Está na hora de descobrir tudo o que a proteína pode fazer por si!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend