Fizemos Kitesurf com o melhor do mundo

Alex Pastor diz que “o kitesurf é como andar de bicicleta. Quando se aprende, é para a vida”. Fomos saber se é verdade…


Tem apenas 28 anos mas não se deixem enganar pela idade: Alex Pastor foi o primeiro espanhol a conquistar o 1º lugar no Campeonato Mundial de Kitesurf em 2013, tornando-se um dos riders de referência da modalidade. Começou aos oito anos e nunca mais parou. Nasceu em Málaga, mas os ventos de Tarifa levaram-no à “capital do kitesurf”, onde abriu uma loja em nome próprio que funciona também como escola. Atualmente, é o embaixador da marca XS Sports Nutrition e XS Power Drink, suplementos para o pré, durante e pós-treino. Alex falou com a Men’s Health em Tarifa e garantiu que não existe idade ou restrições para se fazer kitesurf. “Basta querer”.
Texto Ana Patrícia Cardoso

Qual é a melhor idade para começar a praticar kitesurf?
Acho que se pode começar em qualquer idade. Eu comecei com oito anos, era muito novo. Tudo depende da vontade que a pessoa tem e da dedicação também. O meu irmão começou com seis – está com oito – e também já domina o kite. Na escola, temos pessoas com 70 anos a velejar perfeitamente. É uma prática para todas as idades, basta querer.

Que competências trabalhamos a nível físico e mental quando fazemos kitesurf?
Treinamos sobretudo o equilíbrio. Nos desportos aquáticos há que saber equilibrar-se, manter-se estável. É mais fácil que o surf, por exemplo, porque apoiamos o peso do corpo na barra do kite.

É importante saber nadar e estar à vontade na água. Não é preciso estar em forma porque não é uma questão de força, mas de controlo. É tão difícil manejar um kite como uma bicicleta.

Existe limite de peso?
Não. Claro que uma pessoa que pese 100 quilos precisa de mais vento do que alguém que pese 60. Mas é mesmo só essa questão, nunca conheci um caso de alguém que não pudesse experimentar.

Em relação a outras modalidades, qual é a mais-valia do kitesurf?
O melhor do kitesurf é que estás sozinho na água. Podes praticá-lo com os teus amigos, mas se quiseres, podes afastar-te e ter o teu momento. Estás no mar a sentir o vento. Para mim, funciona como uma terapia. Acalma-me, deixa-me mais centrado e com muito menos stress. O fato de ser ao ar livre ajuda imenso, não estás fechado num ginásio a olhar o teu reflexo no espelho.

Que equipamento ou roupa são necessários?
Só precisamos do mar (risos). Quando estamos no início, as escolas normalmente têm todo o equipamento necessário, o fato, o colete, a prancha e o kite. A verdade é que não é um material barato, mas podemos sempre ir comprando aos poucos.

Quanto tempo é necessário até estar apto a praticar kitesurf sozinho?
Em média, após quatro ou cinco dias os alunos já começam a ganhar autonomia. Mas depende sempre de cada pessoa, algumas demoram mais tempo. Como eu disse, é como andar de bicicleta, quando se aprende, é para a vida.

28 imagens irónicas que põem o dedo na ferida

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend