O que comem os desportistas profissionais

5 pilares que influenciam o seu rendimento desportivo

1) Bebida caseira natural para desportistas
Devido à sua composição específica, que compreende açúcares e minerais, o sumo de laranja 100% é adequado para fazer uma bebida desportiva. Para fazer quatro porções da bebida basta juntar 500 ml de sumo de laranja 100% e diluir com 500 ml de água. Basta adicionar 1,5 g (uma pitada) de sal, para transformar o nosso sumo de laranja 100% numa bebida adaptada à prática desportiva.

2) Um bom começo de dia
O pequeno-almoço é uma refeição muito importante no dia alimentar de qualquer pessoa, em especial para quem pratica desporto. Entre a última refeição noturna e o pequeno-almoço existe, na maioria das vezes, um longo período de cerca de 10-12 horas, pelo que o pequeno-almoço é um momento muito importante para reabastecer energia. Este deve fornecer cerca de 25% da ingestão energética diária total.

3) Voltar ao antigamente…
Os desportistas podem beneficiar largamente de uma alimentação saudável, uma vez que têm uma maior necessidade energética e de fluidos, devido à atividade física extra. Assim, uma alimentação saudável e equilibrada deve ser a sua prioridade, devendo incluir no seu dia-a-dia o consumo de frutos secos e cereais integrais (por exemplo, milho, aveia, trigo, arroz integral) e, entre outros, pelo menos 5 porções de fruta e hortícolas por dia.

4) Aumento de energia antes do treino
Para completar o treino, os desportistas precisam de se certificar que o corpo tem energia suficiente para começar. Para tal é fundamental fazer refeições saudáveis, que devem ser boas fornecedoras de fibras privilegiando alimentos como a fruta e os hortícolas.

5) Comida em demasia?
Os atletas que realizam desportos de resistência podem chegar a ter um gasto energético de alguns milhares de Kcals por dia. Para atingir o seu valor energético total alguns atletas preferem a ingestão de alimentos mais densamente energéticos em detrimento de alimentos como a fruta e os hortícolas, que não são tão energéticos criando alguma saciedade. No entanto, todas as pessoas, incluindo os atletas, precisam de pelo menos 400 g (5 porções) de fruta e legumes por dia de forma a garantir o aporte vitamínico e mineral necessário à sua saúde e bem-estar. Para um atleta assegurar que obtém todos os nutrientes da fruta sem se sentir muito cheio antes do exercício, pode optar por um sumo de fruta 100% como parte da sua ingestão de fruta e vegetais, o que também ajudará à hidratação.

Fontes:
Clinical Sports Nutrition|University Sports Centre LEUVEN|World Health Organization|Voedingscentrum.nl | Official Journal of the European Union

  • Show Comments

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend