A comida certa para evitar a gripe

Existem duas maneiras muito comuns de apanhar uma constipação ou gripe: por via aérea, ou seja, inalando os vírus pelo nariz ou, mediante o contacto físico, metendo as nossas mãos no nariz ou na boca. Dizer que, para além da medicação, a alimentação exerce um papel fundamental tanto na prevenção como na recuperação. Conheça as melhores opções:

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    Carne vermelha

Apesar de que habitualmente se aconselhar bastante cuidado com as carnes com maiores índices de gordura, quando estiver constipado esta é-lhe benéfica sempre que consumida com a devida moderação. Uma costeleta de vitela pode garantir índices razoáveis de vitamina A. No entanto, para fazer bingo e usufruir das máximas qualidades deste tipo de carne terá que comer também fígado de vaca.

    Frango

O zinco tem por missão principal de transportar os hidratos de carbono desde os tecidos aos pulmões. Por isso é que é importante consumi-lo enquanto se estava constipado. Os alimentos que contêm uma maior quantidade são as carnes, por exemplo, as coxas e as pernas de frango.

    Alho

O selénio é outro dos nutrientes indispensáveis para reforçar o sistema imunológico. Irá encontrá-los nos peixes, carnes vermelhas e no alho. Este último, juntamente com a cebola, tem propriedades antivirais, pelo que, ainda por cima, pode ser um excelente complemento para uma alimentação antimucosidade.

    A melhor fruta

Um dos principais remédios tradicionais para combater as constipações é a vitamina C (ácido ascórbico). Em pequeno, quantas vezes e que a sua mãe lhe preparou sumo natural de laranja quando estava doente? Continue a seguir o exemplo da sua “velhota”, porque este cítrico e um dos alimentos que contém mais vitamina C. Todas as frutas da mesma família, como o limão, a maçã e os kiwis são igualmente aconselháveis.

    Verduras

Aumente o consumo de frutas e de verduras amarelas e vermelhas. Contém imensas carotenoides, nutrientes conhecidos por fortalecerem o sistema imunológico. Além disso, o pimento vermelho é bastante rico em ácido salicílico, um elemento que incorpora medicamentos bem conhecidos contra a constipação. Todavia, não deve sobretudo esquecer-se de comer cenouras, que aportam betacaroteno, uma das vitaminas mais estáveis em vegetais e que ajudam a combater esta infecção.

    Nozes

Em consonância com uma pesquisa realizada publicada na revista especializada Archives of Internal Medicine, as nozes do Brasil combatem as infeções das vias respiratórias. Também são excelentes fontes de selénio.

    Iogurtes

Além de ser fácil de consumir e digerir, duas qualidades que são sempre bem-vindas quando o vírus já o conquistaram, o iogurte contribui para proliferar bactérias benignas na garganta, segundo apreciam investigadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos da América).

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