Estes são os benefícios do treino pliométrico para a sua saúde

14 Julho, 2022

pilométrico

Quando muitos de nós regressaram aos ginásios, após o confinamento, só existia um objetivo: carregar em grande. Apesar do cardio e de outros exercícios de treino não serem difíceis de replicar em casa, poucos de nós têm as condições necessárias para construir um ginásio em casa. Além disso, não há som mais satisfatório do que o barulho de uma barra a cair no chão, enquanto se trabalha por uma nova versão de nós próprios.

Ainda assim, há alguns elementos do plano de treino em casa que valem a pena manter. O treino pliométrico – os saltos com agachamento, os burpees e o salto à corda duplo que fazemos no jardim ou na sala de estar – é uma arma indispensável no arsenal de transformação corporal.

Embora o seu principal objetivo seja desenvolver a força, o treino pliométrico também tem importantes benefícios, subestimados, para a perda de gordura. De acordo com um estudo, publicado no Journal of Stength and Conditioning, os jogadores mais jovens de basquetebol observaram uma redução de gordura corporal após apenas seis semanas de treino pliométrico. Além disso, tiveram um aumento da massa muscular na região inferior do corpo e tronco.

Outro estudo feito com praticantes de parkour revelou mudanças semelhantes com três treinos pliométricos por semana ao longo de oito semanas. Há espaço para treinar de tudo um pouco, mas este tipo de treino é, muitas vezes, subvalorizado tanto como um construtor muscular dos membros inferiores, como uma ferramenta de cardio capaz de fulminar calorias.

Este tipo de exercícios vai fazer com que os seus abdominais se revelem mais rapidamente do que com um conjunto de abdominais bicicleta. Além disso, como um incentivo adicional, pode fazê-lo ao ar livre!

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