Faça este treino Tabata by Men’s Health

Sem equipamento e sem desculpas! Utilize o seu peso corporal e perca gordura rapidamente com este programa curto, mas muito intenso.

O QUE É?
O programa Tabata foi desenvolvido por Izumi Tabata no Instituto Nacional de Educação Física e Desportos, em Tóquio, no Japão, onde fizeram um estudo para comparar os efeitos de um treino de resistência de intensidade moderada (aeróbia) e um treino de endurance de alta intensidade intermitente.

Execute cada exercício fazendo o número máximo de repetições por cada período de 20 segundos. A seguir, descanse 10 segundos e inicie de imediato a próxima série.

COMO FUNCIONA
Desta forma, o Tabata consiste num treino intervalado com ciclos de 20 segundos de exercício com máxima intensidade (maior número possível de repetições), seguido de 10 segundos de recuperação, repetindo no total 8 séries (20 segundos exercício + 10 segundos recuperação x 8). Esta é uma excelente forma para otimizar o seu treino trabalhando mais em menos tempo. Está na altura de passar da teoria à prática e experimentar este treino baseado na funcionalidade, movimentos integrados, performance e muita intensidade!

FAÇA ASSIM
Execute cada exercício fazendo o número máximo de repetições por cada período de 20 segundos. A seguir, descanse 10 segundos e inicie de imediato a próxima série. Faça as 8 séries para cada exercício antes de passar ao exercício seguinte. Parece-lhe difícil? São 4 séries de apenas 4 minutos cada. No final, é “só” um treino de 16 minutos que faz toda a diferença.

O TABATA MEN’S HEALTH
1 – Agachamento com salto
Agache-se com os joelhos fletidos a 90° e coloque os braços à frente do corpo alinhados com os ombros. Num movimento explosivo, salte na vertical o mais alto possível mantendo os braços junto ao seu tronco. Amorteça o salto voltando à posição inicial.

2 – Lunge com salto
Coloque um dos pés à sua frente com o joelho ligeiramente fletido e o outro pé atrás de si, mantendo essa perna num ângulo de 45°. Num movimento explosivo, salte na vertical e troque a posição dos pés no ar de forma a aterrar com a perna oposta.

3 – Prancha dinâmica Super-Homem
Em prancha ventral e com os braços estendidos, coloque as mãos debaixo dos ombros e afaste-as ligeiramente com os dedos a apontar em frente. De seguida, retire do chão o braço direito e a perna esquerda (ambos em suspensão) até ficarem paralelos ao chão. Volte à posição inicial e repi- ta cruzando os lados (alterne agora o braço esquerdo com a perna direita).

4 – Extensão de braços réptil
Em prancha ventral e com os braços estendidos, coloque as mãos debaixo dos ombros e afaste-as ligeiramente com os dedos a apontar em frente.
De seguida, flita os braços, aproxime o corpo do chão e, simultaneamente, aproxime o joelho na direção do cotovelo com o pé em suspensão. Regresse à posição inicial e repita alternadamente com o lado oposto.

O segredo da coordenação ideal

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend