É por isto que gostamos tanto das Mixed Martial Arts!

O interesse pelo mundo das MMA está cada vez mais em voga. Conheça as ideias chave da modalidade que move cada vez mais milhões de adeptos por todo o mundo.


Fascínio mundial

Em países como os Estados Unidos, Japão e Brasil, as MMA são um fenómeno desde os anos 90, capazes de encherem estádios com milhares de pessoas para assistirem aos combates pelos títulos das várias categorias de peso. Atualmente, e graças à transmissão dos combates do UFC (Ultimate Fighting Championship) na televisão portuguesa, são cada vez mais os adeptos nacionais interessados por esta modalidade e pelos notáveis lutadores que são verdadeiras máquinas de combate. Por enquanto, ainda não existe nenhum atleta português a lutar no UFC, mas parece-nos que esse dia está prestes a chegar…

Arte de combater
Os sistemas de combate das MMA são híbridos e têm evoluído ao longo dos tempos face à tremenda dedicação de inúmeros lutadores que treinam para conjugar as técnicas de diversas artes marciais e desportos de contacto para se tornarem cada vez mais eficazes durante uma luta. E é por isto que assistir a um combate de MMA pode ser tão entusiasmante, já que o mesmo lutador consegue dominar imensos estilos de luta e utilizá-los consoante o seu adversário, quer seja com golpes de capoeira, taekwondo, jiu-jitsu, wrestling, kick boxing, grappling, muay thai, boxe, karaté e muito mais. Há até quem diga que o “pai” das MMA surgiu em meados dos anos 60: nada mais que o lendário Bruce Lee.

(Quase) todos podem praticar
Infelizmente, nem todos podem praticar esta modalidade de forma profissional, a não ser que o receio de ficar KO ou sofrer uma submissão não o assuste. Se é o seu caso e deseja começar a treinar, o essencial é praticar vários desportos de combate até dominar as técnicas de cada um, mas só o conseguirá alcançar se for acompanhado por treinadores competentes em cada uma dessas disciplinas de luta. Além da técnica de combate, convém ainda ter uma massa muscular bem desenvolvida e de muita destreza e agilidade. Se o seu sonho é lutar dentro do octógono (ou jaula), fique a saber que os treinos calisténicos e o CrossFit são boas modalidades que o vão ajudar a chegar mais longe.

Equipamento
O essencial são umas luvas regulamentadas (pesam cerca de 100 g) e que se destacam por serem almofadadas nas nós dos dedos e por permitirem que os dedos fiquem de fora, essencial para técnicas de submissão. Depois bastam uns calções curtos, uma proteção para os dentes e, de preferência, uma coquilha para proteger a zona genital. É obrigatório lutar descalço e em tronco nu. As meias elásticas são opcionais.

Ultimate Fighting Championship (UFC)
É a principal organização de MMA e reúne os melhores lutadores de MMA do mundo, como os brasileiros Anderson “Spider” Silva, Fabrício Werdum e José Aldo, o irlandês Conor McGregor, o canadense Georges St. Pierre (GSP) ou os norte-americanos Daniel Cormier, Chris Weidman, Demetrious Johnson e Jon “Bones” Jones. A organização UFC foi criada nos Estados Unidos em 1993 e hoje em dia organiza mais de 20 eventos oficiais por ano em todo o mundo, respeitando sempre as Regras Unificadas das Artes Marciais Mistas.

REGRAS
Eis algumas das faltas das MMA que ao serem assinaladas pelo árbitro oficial podem desclassificar imediatamente um lutador:
– Pontapear a cabeça no chão
– Atacar os olhos
– Morder
– Cuspir no adversário
– Bater na nuca ou coluna
– Puxar o cabelo
– Utilizar o anzol (colocar os dedos na boca do adversário e puxar pelos cantos)
– Bater nos genitais
– Golpes deliberados na garganta
– Agarrar a grade com as mãos

ONDE PRATICAR
Eis algumas das associações pertencentes à Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts (CAPMMA):

– Associação de Artes Marciais e Desportos de Combate – Açores
– Associação Portuguesa de Ciências de Combate – Barreiro (934 094 395)
– Associação Internacional MSD Ryu – Figueira da Foz
– Federação Portuguesa de Shorinji Kempo – Lisboa
– Associação Portuguesa O Samurai – Chaves
– Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde – Ermesinde

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend