Máscaras de treino: funcionam?

A opinião dos investigadores sobre os acessórios que restringem o fluxo de ar.

O equipamento
Alguns desportistas de elite norte-americanos adoram esta invenção. A própria estrela da NBA, LeBron James, utiliza máscaras de treino para ser melhor. Estes acessórios foram desenhados para reproduzir alguns dos benefícios do exercício feito em altitudes elevadas e assim obter mais rendimento nos treinos. O mais provável é já ter visto alguém com esta máscara na passadeira do seu ginásio.

O que lhe vendem
Ao reduzir a quantidade de oxigénio que inala, os pulmões e o coração têm de se esforçar mais e o corpo tem de renovar a utilização das reservas de energia. Depois, quando participar sem máscara numa corrida ou prova, o corpo utiliza o oxigénio de maneira muito mais eficaz, criando um aumento substancial da sua força, resistência e ainda velocidade. Mas isto é o que lhe vendem…

A nossa experiência
Um dos jornalistas da Men’s Health experimentou uma destas máscaras e confessou: “Após 25 minutos com a máscara, a minha frequência cardíaca estava próxima do meu limite. Senti-me como se estivesse a desafiar os meus pulmões, mesmo nos períodos de descanso”. Apesar de parecer frustrante no início, “após vários treinos tive de aprender a respirar muito melhor e isso influenciou o treino. Levanto cargas maiores e corro mais depressa e mais longe. É um exercício de resistência mental que vai para além do ginásio”.

A Ciência
As máscaras não melhoram o rendimento, dizem os investigadores da Universidade do Oklahoma State (EUA). Cadetes militares que treinaram com máscaras durante um período de seis semanas não apresentaram nenhuma melhoria na força ou resistência em comparação com os que treinaram sem ela.

O veredito
As máscaras não ajudam e podem danificar o rendimento, pois não trocam o conteúdo do oxigénio do ar. A máscara simplesmente dificulta a respiração, o que pode provocar padrões respiratórios um pouco disfuncionais. Mas existe uma maneira muito mais fácil, barata e eficaz de dificultar a respiração: treine mais a sério

As 18 pessoas que se encontra nos ginásios

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend