Kettlebell! Tem a forma de um sino de Natal e, em época de Festas, será ele o melhor presente que pode receber se quiser por-se em forma. Vamos mostrar-lhe rapidamente …

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    Dicas para principiantes

A pega: Se tiver o pulso fletido ao levantar o kettlebell pode lesionar-se. Mantenha-o direito. Saiba que esta forma “estranha” do kettlebell aumenta a sua coordenação.

    Progressão controlada

Os exercícios com kettlebell combinam diversos swings e levantamentos. Comece com um exercício básico (como o clean press), depois faça um agachamento frontal e finalize com um swing normal.

    Comece pelo Swing (não estamos a falar de sexo)

O movimento básico: Swing. Segure o kettlebell com as duas mãos e as pernas um pouco fletidas, o quadril para trás e o peito inclinado para a frente. Deixe que o kettlebell fique pendurado à sua frente e balance-o por entre as pernas. Levante-se e impulsione o kettlebell para cima até à altura dos olhos, ao mesmo tempo que estende as pernas e contrai os glúteos. Regresse à posição inicial. Faça 3 séries entre 10 a 15 repetições.

    Porquê o kettlebell?

Existe uma razão para que esta ferramenta desperte cada vez mais interesse e se esteja a converter num indispensável do treino: é prático e não requer tanta flexibilidade dos pulsos, dos ombros e nem da parte superior das costas como com as barras e os halteres. Além disso, pode transitar entre movimentos sem parar, tornando o treino mais eficaz em menos tempo. Desta forma, acelera o metabolismo e queima mais calorias ao mesmo tempo que aumenta os músculos.

    Cuidado com isto

Levantar o kettlebell implica técnica, por isso é importante fazê-lo bem para evitar lesões e fortalecer ao máximo a musculatura. Faça os exercícios em frente ao espelho. Pontos-chave: para os levantamentos acima da cabeça e exercícios olímpicos, deve manter os cotovelos junto ao corpo. Em todos os exercícios de levantamento, mantenha os ombros para baixo e para trás como se os quisesse juntar.

    Coloque bem os pés

Apoie o seu peso nos calcanhares durante a maioria dos exercícios com kettlebell. Assim ativará os músculos dos glúteos e os tendões das pernas, proporcionando-lhe mais força, potência e ganho de massa muscular.

Kettlebell! Tem a forma de um sino de Natal e, em época de Festas, será ele o melhor presente que pode receber se quiser por-se em forma. Vamos mostrar-lhe rapidamente como usá-lo e quais os principais benefícios.

Os exercícios com kettlebell combinam diversos swings e levantamentos. Comece com um exercício básico (como o clean press), faça um agachamento frontal e, finalmente, um swing normal.

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