Estes são os músculos que deve treinar no mesmo dia

17 Junho, 2022

Treinar os músculos certos na mesma rotina de exercício físico vai dar-lhe melhorias significativas e ganhos mais rápidos.

Se trabalha durante todo o dia, a sua única opção é ir ao ginásio depois das cinco da tarde. Isso significa que vai encontrar o ginásio bastante cheio e acaba por ser forçado a usar o que está disponível, no que toca a equipamento. Ainda assim, se apenas faz determinado exercício porque conseguiu apanhar a única máquina livre na sala de exercícios, está perante um grande problema.

A solução? Esperar pela sua vez naquele equipamento que realmente quer, para treinar o grupo muscular certo a cada dia. Assim, garantimos que os ganhos que vai ver em frente ao espelho vão valer a pena a espera – mesmo que isso signifique ter de ficar literalmente na fila para a elíptica.

Sucesso garantido

O sucesso de qualquer sessão de hipertrofia depende da habilidade de treinar músculos complementares, o que resulta na ativação de mais fibras musculares. Treinar grupos musculares errados ou treinar vários ao mesmo tempo pode significar uma combinação errada e pode mesmo colocar em causa o objetivo final.

“Um dos grandes erros que as pessoas que frequentam os ginásios cometem é exercitar dois grandes grupos musculares no mesmo treino”, explica Gavin Walsh, personal trainer. Por exemplo, combinar exercícios de pernas com exercícios de costas requer gastar demasiada energia e isso provoca alguma pressão também ao nível do sistema nervoso.

“Depois de ficar exausto ao treinar o primeiro grupo muscular, não vai conseguir ser capaz de aguentar ao mesmo nível outro treino”, continua Walsh. Isto acontece, porque os grupos musculares não atuam de forma separada e individual. Um press de peito, por exemplo, treina primeiramente os peitorais, mas também treina os ombros ao mesmo tempo.

As melhores combinações de grupos musculares

A combinação perfeita para ganhar massa muscular a sério? Primeiro tem de garantir que tira máximo partido dos treinos e que continua a ver melhorias sem colocar em causa a sua performance. Estruture a sua semana a fim de dividir o corpo em três grupos musculares principais, dividindo os treinos em três dias. Depois, é essencial que descanse, pelo menos, um dia entre cada treino completo.

Veja a galeria e descubra os principais grupos musculares que deve treinar em cada dia.

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