Este é (provavelmente) o melhor exercício a partir dos 40 anos

17 Fevereiro, 2021

  1. À medida que envelhecemos e, principalmente, a partir dos 40 anos, os nossos treinos devem ser cada vez mais funcionais, mas sempre com um elemento de carga. Porquê? Porque ajuda a manter a massa muscular e a queimar gordura com mais eficácia. Deve encontrar exercícios que se encaixem neste conceito e damos como o melhor exemplo o lunge.

Kirk Charles, um personal trainer especialista em acompanhamento a pessoas com mais de 40 anos, explica que o lunge é um exercício de corpo inteiro que ativa várias regiões musculares. Deve ser feito com o máximo de foco na técnica/postura para cuidar da coluna e evitar lesões nas costas. E, nesse sentido, o lunge é um bom exercício para reforço muscular.

“No meu caso que sempre tive alguns problemas lombares e nas costas, quando cheguei perto dos 50 anos, esse desconforto foi piorando. Porquê? Porque quando era criança não usei calçado ortopédico, andava sempre de ténis e a minha técnica de treino era péssima”, confessa Kirk.

Mas Kirk quis obsessão mudar isso e acabar com aquelas dores nas costas. Estudou diferentes exercícios e rotinas e concluiu que o lunge com carga era a solução. Passou a ser o seu exercício-base, fortaleceu-o amplamente e consegui um aumento de força na região superior e inferior do corpo.

“100 passos e dois minutos de descanso”

Para começar com o lunge, o ideal é usar halteres, kettlebells ou um disco. Segure-os com força em ambos os lados do corpo, contraia as omoplatas, olhe para frente, mantenha a coluna reta e caminhe devagar e controlo a postura.

Comece com pesos leves e, à medida que ganhar força e confiança, vá aumentando a carga, mas certifique-se de que não há desequilíbrios entre os dois lados. “Tente dar 100 passos, descanse 2 minutos e dê mais 100. No total, realize 4 séries, cerca de 3 vezes por semana”.


 

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