Os melhores exercícios de cardio que não envolvem correr

16 Setembro, 2022

Quase todos querem estar em forma, mas nem todos estão dispostos a fazer o trabalho necessário para lá chegar. Parte dessa reticência não é tanto preguiça. É uma falta de compreensão sobre o que conta exatamente como um “treino”. Para muitos, toda a extensão de um plano de fitness consiste apenas em levantar pesos num ginásio para construir músculo ou correr milhas na estrada ou passadeira para construir resistência e aptidão, ou, como uma abreviatura, cardio.

Claro que esse paradigma está totalmente fora de si na realidade, especialmente se quiser ser um bom atleta. Há mais para exercitar do que aqueles programas binários. As pessoas não se encaixam tão facilmente em posições estereotipadas — se quiser aumentar o ritmo cardíaco e suar, pode fazê-lo sem estar sempre a correr. Pode acelerar o ritmo com exercícios de alta intensidade, acelerar os seus conjuntos e reduzir os períodos de repouso com pesos.

Confira estes diferentes tipos de treinos que pode usar para exercícios de cardio que não lhe pedem para correr.

Sprints

Sim, parece corrida. Não, não está propriamente a correr. Um sprint, na sua forma mais verdadeira, é muito diferente de uma corrida tradicional. Quando corre, digamos, 5 km, está a tentar conservar energia o máximo possível.

Um sprint? Agora, em vez de saltar levemente do chão, está a atacar o chão para criar velocidade. Começa com o peito para a frente, balança agressivamente os braços e bate no chão a cada passo. É um ato explosivo, e sim, pode queimar gordura.

A chave para o sprint é perceber que um verdadeiro sprint não pode durar muito; no máximo, terá 200 metros.

Exercícios com bola medicinal

As bolas medicinais podem ser ferramentas úteis para adicionar ao treino de força tradicional ou treinos de intervalo para um elemento pliométrico, ou para adicionar uma carga baixa aos movimentos de peso corporal.

Balanços com kettlebell

Imagine fazer um balanço de kettlebell, seguido de um agachamento, É como dançar com pesos, e deriva de disciplinas mais veneráveis como yoga, ginástica, artes marciais, e breakdancing.

Também é incrivelmente exigente tanto no seu sistema cardiovascular como na sua força, desafiando-o a mover-se rapidamente enquanto lida com um peso.

Battle Rope

Num estudo recente da College of New Jersey comparando vários estilos de treino, os exercícios de battle rope foram os primeiros em termos de consumo total de oxigénio e de queima de calorias média de 10,3 calorias por minuto.

Lunges com pesos

Os lunges clássicos são uma ótima maneira de queimar gordura. O objetivo é trabalhar durante pelo menos cinco a dez minutos, fazendo o seu melhor para o fazer sem pausa.

BTT

Passar algumas horas a andar de bicicleta ao longo de trilhos fará mais do que aumentar o metabolismo. Vai desafiar o seu equilíbrio e atletismo à medida que reage a um terreno variado.

Natação

Vai ficar encharcado depois deste treino, mas pode não ser suor. Pode fazer um treino com intervalo na piscina, nadar por, digamos, 100 metros, em seguida, descansar por um minuto e repetir 10 vezes, ou pode apenas nadar uma distância constante (dois mil metros).

Escalada

Às vezes, a melhor maneira de fazer cardio é a escalar. Escalar rochas interiores é uma forma única de obter o seu suor, requerendo tanta força quanto agilidade. Está sempre a mexer-se e a esforçar-se, tal como correr.

Boxe

Não é preciso entrar no ringue para eliminar calorias com treinos de boxe. Bata num saco pesado, trabalhe com um parceiro.

Remo

Como precisa de usar os músculos dos braços, pernas e costas para remadas eficientes, este é um grande treino de corpo inteiro.

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