Três aspetos a ter em conta antes de se iniciar no ciclismo

11 Agosto, 2022

ciclismo

Se só está a pensar começar a praticar ciclismo, sugerimos primeiro – e antes sequer de comprar a bicicleta ou o material necessário – fazer um exercício de introspeção. Pedalar na estrada, perto de automóveis e motociclos, é bastante diferente de pedalar num trilho na floresta ou num parque fechado. Temos de ter a consciência de que na estrada circulam outros veículos e de que para o bem e para o mal, somos o elo mais fraco em caso de acidente. Não queremos assustar, mas sim reforçar a ideia de que devemos, antes de mais, aprimorar a condução da bicicleta antes de começar a pedalar na via pública.

Segundo, devemos adotar sempre uma condução preventiva e antecipar situações que nos possam colocar em risco (não parar em qualquer sítio, sinalizar atempadamente e corretamente uma mudança de direção, respeitar as regras do trânsito tal e qual os outros utilizadores da via…).

Depois, se decidirmos mesmo avançar e começar a praticar ciclismo, devemos escolher o material (bicicleta, vestuário e equipamento de segurança). Convém começar com um investimento pequeno e, dentro das nossas possibilidades e à medida que melhoramos a nossa performance, aí sim, podemos investir mais, fazendo upgrades. Uma bicicleta de ciclismo difere bastante de uma de BTT, por exemplo. Tem pneus mais finos, não tem suspensão nem amortecedor, as rodas são maiores, a posição de condução é mais aerodinâmica (mais deitada sobre o guiador) e em regra o conforto inicial é menor do que nas pasteleiras ou nas BTT. Porquê? Porque o objetivo destas bicicletas é andar em asfalto, onde o piso é (tendencialmente) mais regular, ao contrário das BTT, onde os trilhos, as pedras e as raízes fazem parte do “menu”.

Além do mais, as bicicletas de ciclismo têm desmultiplicações (mudanças) com um rácio diferente se as compararmos com as de BTT. Como é fácil atingir velocidades em reta e a direito superiores a 30 km/h, as mudanças existentes neste tipo de bicicletas têm o objetivo de ajudar a manter cadências estáveis tanto a rolar como a subir.

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