Turbofausto, o rei do fitness no Youtube: “Não vou muito ao ginásio”.

2 Julho, 2022

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Com mais de 6 milhões de seguidores no Youtube, Turbofausto é um dos personal trainers mais bem classificados nas redes sociais. Conversámos com ele sobre o seu método de treino e das suas dicas nutricionais para se manter em forma o verão.

Como é que o Turbofausto começou no mundo do fitness?

O meu nome é Fausto Murillo, sou colombiano e há cerca de 10 anos que faço vídeos em redes sociais. O meu objetivo é ajudar as pessoas a adotar um estilo de vida saudável, baseado em três princípios básicos: direito de comer, exercício e uma atitude positiva em relação à vida. Comecei por dar aulas gratuitas num parque e a partir daí dei o salto para o YouTube. Com a pandemia, tornei-me mais conhecido e os meus seguidores multiplicaram-se. Tenho 53 anos e nasci na cidade colombiana de Turbo Antioquia.

Que tipos de treinos são mais exigentes para si?

60% das pessoas que veem os meus vídeos são mulheres, por isso as minhas rotinas concentram-se muito no trabalho de pernas, glúteos, costas… E para os homens, especialmente no Instagram, é mais trabalho em peito, braços… Sempre com peso corporal, para poder treinar em casa e sem equipamento. Embora por vezes inclua alguns halteres nos exercícios, mas com pesos baixos e exercícios mais ou menos simples, também é possível utilizar garrafas ou toalhas.

turbofausto
Turbofausto

Olhando em frente para o verão, como devemos treinar?

Concentrar-me-ia mais no cardio para queimar gordura e desfrutar mais do ar livre. Cardio com o seu próprio corpo, muito intenso. Tenho alguns desafios no meu canal YouTube, com rotinas Tabata, que são muito intensas, cerca de 30 minutos no máximo e muito eficazes.

Como são os seus treinos?

O que se vê nas minhas redes é o que eu faço. Não vou ao ginásio com muita frequência; gosto de calistenia e barbells. Treino todos os dias ao vivo nas minhas redes, ao mesmo tempo, e é assim que eu treino. Depois, em casa, tenho halteres e uma barra, não preciso de ir ao ginásio para me manter em forma.

É muito rigoroso quando se trata de alimentação?

Para mim, é a coisa mais importante para um estilo de vida saudável. Não sigo uma dieta, mas recomendo comer bem, ou seja, evitar farinha e alimentos processados e optar por coisas mais naturais, como vegetais, galinha, peixe, carne e ovos, onde se encontram as proteínas. Evitar sempre pães, pastelaria, chocolates, doces, cerveja, álcool e assim por diante. O corpo funciona melhor desta forma. Não se trata de comer, mas sim de uma boa nutrição.

Qual é o seu guilty pleasure?

(risos). Eu gosto de chocolate, mas tento comer chocolates saudáveis em pequenas quantidades. Chocolate puro, com pouco açúcar. Eu também gosto de gelado, mas não como muito.

Turbofausto
Turbofausto

Porquê o nome Turbofausto?

Por causa do lugar onde nasci, Turbo, em Antioquia, no norte da Colômbia. E Turbo também porque significa força, energia.

Transmite uma vibe muito boa.

Isso é algo que considero fundamental para motivar as pessoas. Com os meus vídeos tento incentivar as pessoas a seguir este estilo de vida saudável, porque muitas pessoas querem mudar e assim por diante, mas não estão dispostas a fazer tal sacrifício. E com esta boa vibe, penso que tudo é muito mais fácil, motivante e suportável. Quando se quer algo, é preciso lutar para o conseguir, é por isso que as minhas rotinas são por vezes um pouco extenuantes e complicadas. Os resultados não chegam rapidamente, é preciso ser paciente.

Qual é a coisa mais complicada em construir motivação para treinar?

Existem dois tipos de motivação, uma intrínseca, que vem de dentro e que faz porque lhe convém como pessoa, ajuda a sua saúde física e mental e faz com que se sinta melhor, eleva a sua autoestima. E depois há uma motivação extrínseca de que quando se vê uma pessoa bonita, quer-se parecer tão bem como ela, tê-la como um exemplo. Esta é uma motivação mais transitória, a que importa é a sua própria motivação. E é daí que vem a motivação para treinar. Com a pandemia, a inflação e todas estas coisas negativas que estamos a viver, é comum sofrer de ansiedade ou depressão, e as minhas publicações ajudam-no a estar melhor e mais motivado, mais forte mentalmente também.

turbofausto
Turbofausto

É a favor da toma de suplementos?

Não creio que seja essencial. A creatina ou proteína em pó são apenas suplementos, para cobrir as suas deficiências nutricionais, são um complemento para comer bem. Se comer pouca proteína, um batido no final do dia pode ajudá-lo nesse sentido. Comer proteína suficiente é fundamental, cerca de um grama de proteína por quilo do seu peso corporal; a OMS já recomenda 0,81, pelo que arredondo para um grama. E isso se for sedentário, porque se treinar, praticar muito desporto e muito mais, precisará de mais, e tudo isso tem de ser medido e tido em conta. Acima de tudo, temos de comer proteínas ao pequeno-almoço. Sem proteínas não se constrói músculo e não se fica forte.

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