O que é um batido de proteína?

Os batidos proteicos são a suplementação desportiva mais conhecida, mas continuam a despertar inúmeras dúvidas entre os aficionados do fitness. Eis as respostas que precisa.

  • Anterior
  • Próximo

    O que é um batido de proteína?

1 - Batidos de proteínas. O que é isso?
São compostos, cujo principal ingrediente é o lactosoro (whey), o tipo de proteína mais conhecida no mercado e mais recomendável pelo seu elevado valor biológico.

2 - O que é o valor biológico?
É o grau de assimilação do organismo face a uma determinada proteína. Pode considerar-se de elevado valor biológico quando apresenta os nove aminoácidos essenciais que necessita o ser humano, o que acontece com as proteínas de origem animal.

3 - Quanta proteína leva um batido?
A percentagem nos actuais produtos varia entre os 20% e os 90%, quantidades que só se complementam com outras de hidratos de carbono e aminoácidos.

4 - Qual a melhor altura para tomar um batido?
O mais recomendável é fazê-lo num máximo de 45 minutos desde o fim do treino. Deve prescindir em todos os dias que não treine.

    Dicionário proteico

Concentrado de soro de leite: A proteína mais conhecida e procurada no mercado.

Péptidos de caseína isolados: Pequenos grupos de aminoácidos que de algumas substâncias que resultam da coagulação do leite.

Ovoalbumina instantânea: Proteína extraída do ovo, a de maior qualidade.

Proteína do soro de leite isolada: Proteína de rápida absorção, são ideais para dietas pobres em hidratos de carbono.

Soro de leite hidrolisado: Proteína decomposta em pequenas parcelas; é mais digestiva.

Péptidos de glutamina: Pequenos grupos do aminoácido mais presente nos seus músculos.

Creatina monohidratada: Muito presente nas carnes vermelhas; é um precursor energético.

L-taurina: Vigoriza o sistema nervoso e contribui para a recuperação muscular.

Goma guar: Agente espessante, ajuda a reduzir a sensação de fome.

Acesulfamo de potássio: Adoçante artificial com poucas calorias; o corpo elimina-o rapidamente

    O tipo de proteína ideal para si...

Se é novato...
Concentrado de soro.

Se treina à noite...
Proteína de caseína.

Se é intolerante à lactose...
Soro isolado.

Se é vegetariano...
Proteína de soja.

Se tem um estômago delicado...
Proteína 100% hidrolisada.

Tudo o que deve saber sobre whey

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend