Estes são os 10 melhores cães para o acompanhar nas corridas

23 Setembro, 2022

Se gosta de correr e ama cães, provavelmente já se perguntou: qual será o melhor parceiro de corrida? A boa notícia é que a maioria dos cães gosta de correr – alguns mais do que outros e nem todos correm longas distâncias. Alguns adaptam-se melhor em tempo quente, outros em tempo frio. Como encontrar o melhor companheiro canino?

Algumas raças, como Huskies e Galgos, foram criadas para correr. Porém, existem outras como os Pugs (com algumas exceções) e Bulldogs, que nem sempre conseguem acompanhar longas distâncias, porque são propensos a sobreaquecer.

Existem raças que são mais indicadas para fazerem longos percursos, correr na neve, fazerem trilhos ou até subir montanhas. Mas atenção que nada disto é taxativo, pois tal como a corrida é algo diferente para cada ser humano, também pode ser assim com o seu cão.

Com o treino adequado e dicas de especialistas, também irá conseguir ir para as estradas com o seu filhote.

Antes de começar a correr com o seu cão siga estas dicas

Comece com um ritmo confortável onde possa comunicar claramente com o seu cão e comece por fazer 3 a 5 km durante as suas corridas de 3 a 4 vezes por semana.

Depois de já estar a correr há uma semana ou mais a um ritmo fácil, tente adicionar 0,5 milhas ou 10 minutos às suas corridas de 3 ou 3 milhas durante a semana. Se o seu cão tolerar o acréscimo de 10km facilmente, tente acelerar o ritmo ou adicione uma corrida extra aos fins de semana. Depois de um mês de trabalho de preparação e sabendo que o seu cão consegue lidar facilmente com os quilómetros de base, comece a tentar um regime de 6 a 5 km/dia.

Tenha em mente que a maioria dos treinadores de cães recomenda fortemente pelo menos um, se não dois dias de descanso para si e para o seu cão.

Encontre o seu melhor parceiro de corrida

Para esta seleção, tivemos a ajuda do treinador profissional de cães JT Clough, que coescreveu um livro sobre treinar cães de corrida. Bryan Barrera, um corredor profissional de cães de Washington, D.C.; Karen London, especialista em comportamento animal certificada que treina e corre com cães; e o American Kennel Club para nos dar a informação sobre os melhores cães de corrida.

Raças mistas que pode encontrar num abrigo para animais também podem ser os melhores parceiros de corrida que pode encontrar. Quase tudo o que tenha uma pitada de uma das 10 raças listadas abaixo pode ser ideal. Embora haja sempre variação dentro de raças e do próprio cão, esperamos que esta lista possa ajudá-lo a encontrar um companheiro de corrida ideal.

Weimaraners

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas longas e constantes; corrida rápida; Trilhos

A sua construção média e bem musculada, muitas vezes, faz desta raça enérgica um grande companheiro de corrida. “Eles precisam de uma quantidade extraordinária de exercício e estimulação mental”, diz JT Clough, um treinador de cães e autor.

German Shorthaired Pointers

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas longas e constantes; corrida rápida; Trilhos

Este cão de caça de tamanho médio é inteligente e disposto a acompanhar qualquer corrida devido à sua alta energia. “São corredores rápidos, com resistência e que têm uma boa velocidade máxima, mas também têm capacidades para aguentar longos percursos”, diz Bryan Barrera, fundador do D.C. Dog Runner.

Vizslas

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas longas e constantes; Corrida rápida ; Corre no calor; Trilhos

“Eu diria que estes são os melhores cães para qualquer tipo de corrida”, diz Barrera. “São tão versáteis; podem cobrir uma tonelada de terra por causa da sua longa marcha e podem viajar em piloto automático o tempo que quiserem.”

Parson Russell Terriers

Fotografia: Getty Images

Ideal para: corridas longas e constantes

Este cão mais pequeno, anteriormente conhecido como Jack Russell, adora brincar e tende a ser muito ansioso e ativo. “Eles também são caçadores, por isso, certifique-se de passar algum tempo a treinar esta raça para que corra ao seu lado”, diz Clough.

Galgos

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas rápidas e curtas

Os galgos são conhecidos pelo seu trabalho na pista de corridas, mas no dia a dia são independentes e gentis. Vão adorar correr consigo, mas não gostam de corridas muito longas. “Alguns são realmente apenas velocistas, por isso não espere que todos os galgos façam muitas horas consigo”, diz Karen London.

Pit Bulls

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas rápidas e curtas

Inteligente e, muitas vezes, incompreendido, o Pit Bull pode ser um bom companheiro de corrida se não puxar a trela. “São baixos e esmeram-se muito mais numa distância mais curta”, diz Barrera.

English Setters

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corridas rápidas e curtas

O American Kennel Club chama ao setter inglês um “cão armado simétrico que possui a mistura ideal de força, (e) resistência”. É também uma raça bastante ativa e gosta de brincar.

Golden e Labrador Retrievers

Fotografias: Getty Images

Ideal para: Corridas curtas, longas e lentas.

Sim, sabemos que são raças diferentes, mas geralmente têm personalidades semelhantes. Estes cães amigáveis costumam dar-se bem com todos e têm grandes corpos que podem ir longe. “Fácil de treinar e extremamente leal, os Retrievers são um grande parceiro de corrida a qualquer distância”, diz Clough.

Beagles

Fotografia: Getty Images

Ideal para: Corrida rápida e curta.

Não suponha que estes cães são como o Snoopy a relaxar no telhado de uma casinha de cães. Esta raça é muito ativa, rápida e requer muito exercício físico. Alguns têm a mentalidade de caçador e a capacidade de ir mais além do que é suposto.

Dálmatas

Fotografias: Getty Images

Ideal para: Corridas longas e constantes

Londres diz que os Dálmatas são alguns dos melhores cães para a longa distância, e adoram o exercício. Barrera acrescenta que deve estar atento à forma como estes cães funcionam. Como são de porte grande, o ideal é que escolha trilhos suaves.

Este artigo foi adaptado da Runner’s World.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend