13 dicas de poupança de quem foi bem-sucedido financeiramente

2 Agosto, 2022

poupança

Quando se trata de manter o seu orçamento e gerir finanças, o que não falta são conselhos. Desde aplicações de finanças pessoais a artigos com dicas online, passando por dicas de amigos e familiares, parece que todos têm alguma palavra de sabedoria sobre a forma como gere o seu dinheiro.

Resta encontrar as dicas com que mais se identifica e para que fim procura apoio a nível financeiro. Dito isso, se estiver à procura de mais perspetivas sobre o assunto, aqui encontrará um pouco de tudo. Neste artigo, encontra dicas de várias pessoas financeiramente bem-sucedidas. Consultores financeiros, escritores, investidores ou celebridades partilham dicas práticas que poderão ajudá-lo a sentir-se menos sobrecarregado e mais confiante com a sua vida financeira a longo prazo.

Faça um balanço do que tem atualmente

Laura Oldanie, fundadora da Rich and Resilient Living, disse à Good Housekeeping que uma das melhores dicas de dinheiro começa por ver como pode usar criativamente o que possui de momento. “Muitas vezes, olharmos para os recursos que já temos à mão, não só estamos economizando, como evitar comprar e usar em demasia”.

Defina os seus objetivos com antecedência

Quando se trata de orçamento, Oldanie recomenda olhar para a vida que quer e construir o seu orçamento em busca dessa mesma vida. “Aconselho a que façam por descobrir como gostariam que a sua vida fosse. Depois, acompanhe os seus gastos por vários meses e veja como estes correspondem à visão que idealizou”, explica.

Não iguale felicidade a riqueza

Outra sabedoria de dinheiro de Oldanie? Saber que “podemos viver vidas muito ricas sem precisar de gastar muito dinheiro”. Algo para ter em mente da próxima vez que estiver de olho naquele determinado item de que na verdade não precisa.

Reduza ao máximo as despesas recorrentes.

Kristine Beese, fundadora da Untangle Money, explica ao Good Housekeeping: “Uma das maiores dicas é tentar reduzir os seus custos fixos. Quanto menos dinheiro gastar em custos fixos, mais dinheiro terá para gastar naquilo em que realmente deseja gastar dinheiro.”

Concentre-se no presente e no futuro ao investir.

Quando se trata de investir, Beese tem alguns conselhos importantes. “Primeiro, saiba onde está e para onde vai”, diz ela. “Um orçamento diz onde estamos agora, e um plano financeiro ou plano de reforma informa-nos sobre para onde vamos”.

Invista naquilo que o completa

No seu livro, ‘What I Know For Sure’, Oprah Winfrey sugere que gaste o seu dinheiro naquilo que realmente importa para si. “Espero que a maneira como você gasta o seu dinheiro esteja de acordo com a verdade de quem você é e com o que se importa”, escreveu.

Faça uma pausa antes de fazer o pedido.

Outro pedaço de sabedoria de Oprah relaciona-se com aquelas compras que fazemos por impulso. “Ainda penso duas vezes antes de comprar qualquer coisa. Como aquele produto vai complementar o que já tenho. Questiono sempre ‘Poderá ter uso real para mim ou é apenas algo bonito de se ter?’”

Se não sabe, pergunte. Sempre

Uma dica o ator Ashton Kutcher que aconselha a que não tenha medo de fazer perguntas quando se trata de gerenciar e investir o seu dinheiro. “Muitas vezes chegamos a um ponto das nossas carreiras em que temos medo de parecer burros. Sempre que temer a sua própria ignorância, está a limitar o seu potencial para aprender.”

Mantenha o seu dinheiro de poupança separado

Jay Leno diz que sempre teve duas contas – uma que ele gasta e outra que ele economiza. “Quando eu era criança, eu tinha dois empregos. Trabalhei numa concessionária Ford e num McDonald’s. Eu usava o ordenado de um trabalho para gastar e economizava o dinheiro do outro. Ainda hoje vivo assim. Vivo do dinheiro que ganho como comediante e coloco todo o dinheiro da TV no banco. Eu nunca gastei um cêntimo do dinheiro da TV – nunca”, disse à Parade Magazine, em 2009.

Pense bem em emprestar dinheiro

Num episódio do Red Table Talk, Jada Pinkett Smith contou que não empresta dinheiro. “Só dou dinheiro que estou disposta a dar, tipo ‘isso é um presente’”, explicou ela. “Eu não empresto dinheiro porque isto pode transformar-se em muitos problemas”.

Não tenha medo de dizer adeus

Halle Berry enfatizou durante uma entrevista à Forbes que é importante que as pessoas entendam o seu próprio valor e quando se deve afastar. “Quando você sabe que o trabalho que está a oferecer vale mais do que estão dispostos a pagar por si, deve pedir um aumento. Da mesma forma, deve estar disposta a afastar-se se lhe negarem o aumento. Temos que reconhecer o nosso valor”.

Pense sempre a longo prazo.

Mark Wahlberg tem alguns conselhos sábios quando se trata de investir: dê a si mesmo uma longa trajetória. “Todo pensam:: ‘O que vou fazer hoje?’ Mas acho que ter um plano e uma estratégia a longo prazo é a coisa mais importante que pode fazer”, disse ele à CNBC.

Ações falam mais alto que palavras quando se trata de dinheiro.

O presidente Joe Biden compartilhou essa visão de orçamento em 2008 com o The New York Times: “Meu pai costumava ter uma expressão: “Não me diga o que você valoriza. Mostre-me seu orçamento e eu lhe direi o que você valoriza.”

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend