Saiba como pode viajar mais por menos dinheiro

7 Junho, 2022

viajar

Se todos os anos, quando o tempo quente chega, sentimos a vontade de viajar, este ano a sensação é talvez ainda mais forte. Finalmente a pandemia parece ter-nos dado uma pausa e podemos viajar mais livremente, de uma forma que nos faz lembrar como era antes de sabermos o que significava o SARS-CoV-2.

Mas claro, com longas viagens vêm grandes orçamentos e enquanto todos queremos viajar, também vale a pena estar de olho no dinheiro que gastamos. Segundo a CGIP, o valor médio que os portugueses gastam em viagens é de 391 euros.

Mas como podemos reduzir as despesas ao mínimo, a fim de otimizar o nosso dinheiro? Existem várias maneiras de o fazer e nós percorremos a web para encontrar os melhores truques para o conseguir, e consultaremos também as recomendações do livro Superahorradores de Richard e Diego Gracia.

Métodos para reduzir as suas despesas de viagem

Se estamos a falar de uma viagem convencional que temos mais ou menos planeada com antecedência, os truques que podemos usar para a tornar um pouco menos dispendiosa são os seguintes:

Reservar com antecedência: Quanto mais cedo souber para onde quer ir e quando, mais fácil será obter bilhetes e alojamento a um bom preço. À medida que as datas se aproximam, as opções vão reduzindo e a procura vai aumentando, o que inevitavelmente fará subir os preços. Além disso, ter alguma flexibilidade nas datas é também muito interessante: por vezes, variar a nossa partida e regresso por um ou dois dias pode proporcionar-nos poupanças significativas.

Comparar preços: Esqueça o comprar as suas viagens a uma agência. A melhor maneira de poupar alguns euros, por vezes muitos euros, é passar algum tempo a pesquisar na Internet para obter as melhores ofertas.

  • Voos: Existem certos websites onde pode comparar vários voos e comprar aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Como dissemos anteriormente, uma certa flexibilidade irá garantir-nos uma melhor hipótese de conseguirmos um bom preço. Outra forma muito eficaz de reduzir as nossas despesas é deixar em aberto, não a data, mas o lugar para onde estamos a viajar. Podemos ir a vários websites de companhias aéreas de baixo custo e ver que destinos têm para oferecer, adaptando a nossa viagem a essa oferta.
  • Alugar um carro: Existem diferentes websites de aluguer de automóveis onde podemos encontrar muito boas ofertas. Outra opção que está a tornar-se cada vez mais popular é alugar um carro a indivíduos, pessoas que nos disponibilizam os seus veículos através de websites ou aplicações e que podemos alugar com seguro incluído para que não tenhamos surpresas.
  • Alojamento: Também podemos escolher o nosso alojamento de duas maneiras. Em primeiro lugar, podemos decidir em que hotel ou apartamento queremos ficar e procurar os diferentes preços oferecidos pelos diferentes comparadores. Por outro lado, podemos procurar entre todos aqueles disponíveis no nosso destino e escolher aquele que melhor nos convém, tanto em termos de categoria como de preço.
  • Pacotes: Por vezes, mas nem sempre, é possível poupar muito dinheiro através da contratação de um pacote que normalmente inclui voo e alojamento, embora por vezes inclua também refeições ou transferências do aeroporto.

Como viajar sem gastar dinheiro no alojamento

Para os aventureiros, aqueles que querem viajar muito ou aqueles que têm um orçamento realmente limitado, há a possibilidade de viajar sem ter de pagar alojamento. Por incrível que pareça, existem alternativas. Vamos dar-lhes uma vista de olhos:

Coachsurfing: O Coachsurfing surgiu há alguns anos e tomou o seu nome do website que deu início a tudo isto. Consiste precisamente em pessoas de todo o mundo a emprestar “o seu sofá” (não tem necessariamente de ser um sofá) para que possa passar uma ou mais noites. A principal atração tanto para os anfitriões como para os convidados é a possibilidade de conhecer pessoas, ganhar experiências e aprender outras línguas. Existem agora vários outros websites para além do coachsurfing.com que oferecem serviços semelhantes. Encontre aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Troca de casa: Outra forma de viajar sem pagar alojamento é trocar a sua casa com outra pessoa durante alguns dias. No passado, as datas tinham de coincidir, mas hoje em dia, os websites baseados neste sistema, que normalmente exigem uma taxa anual, permitem-lhe sair de casa e acumular pontos que pode depois trocar por estadias noutras propriedades que não têm de ser as das pessoas que vieram a sua casa.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend