Tudo sobre gin: quantos tipos existem e quais são os melhores

3 Agosto, 2022

gin

O gin é um destilado feito a partir de um cereal ou batata fermentado em que vários odores são impregnados. Entre estas está sempre o zimbro, a planta da qual a bebida tira o seu nome.

Dentro do setor das bebidas, o gin está principalmente associado ao consumo de bebidas clássicas como o Gin Tonic ou o Gin Fizz, mas a sua utilização está incluída numa série de cocktails em constante evolução. O sucesso deste destilado é tal que em 2012 foi estabelecido o Dia do Gin, um evento italiano criado para celebrar a sua história e promover o seu desenvolvimento.

Quantos tipos de gin existem?

Existem oficialmente quatro tipos de gin classificados pela União Europeia: Gin, Gin destilado, London Dry Gin e Juniper-Flavoured Spirits.

O gin é feito pela simples adição de substâncias aromatizantes naturais (botânicas) a uma bebida espirituosa neutra de origem agrícola com um teor alcoólico de pelo menos 96°. O produto resultante deve manter um teor alcoólico superior a 37,5°.

O gin destilado, por outro lado, é obtido quando, após a adição dos botânicos à bebida, o produto é submetido a uma nova destilação. Mesmo neste caso, o teor alcoólico final deve ainda ser superior a 37,5°.

O mesmo processo de produção que para o gin destilado tem lugar para o London Dry Gin. A grande diferença é que para a preparação desta última deve ser seguida uma regulamentação bastante rigorosa. De facto, não podem ser adicionados aromas artificiais ou botânicos e o produto deve ser submetido a um processo de redestilação em alambiques tradicionais, após o qual nada pode ser adicionado. Estas precauções ajudam a fornecer ao London Dry Gin com aquele sabor seco e forte. Para fazer um London Dry Gin, no entanto, deve ser adicionado 0,1 g/l de edulcorante.

Finalmente, as bebidas espirituosas com zimbro (Juniper-flavoured spirit drinks) são bebidas obtidas por aromatização de álcool etílico de origem agrícola e/ou aguardente de cereais e/ou destilado de cereais com bagas de zimbro. Ao contrário das três categorias anteriores, que são necessárias para utilizar Juniperus Communis, este último tipo também pode ser produzido utilizando Juniperus Oxicedrus.

Qual é o melhor gim?

O gin é uma bebida alcoólica frequentemente utilizada como base para a produção de muitos cocktails diferentes. O sucesso desta bebida fez com que novas receitas para todos os gostos tenham surgido em todo o mundo, de Portugal ao Japão.

A gama tornou-se tão ampla que a questão de qual é o melhor gim, especialmente para fazer um bom gin e tónico, começou a enfurecer-se nos balcões dos bares.

Hendrick’s Gin

Hendrick’s Gin é um dos gins mais populares entre os consumidores. É produzido desde 1999 na região de Ayrshire na Escócia, seguindo a receita do mestre destilador Lesley Gracie, que decidiu utilizar dois alambiques antigos para o processo de destilação. Hendrick’s distingue-se por um aroma influenciado por notas de pétalas de rosa e pepino, pelo que é melhor apreciado com água tónica e uma fatia de pepino.

Opihr Aromatic Bitters

Opihr Aromatic Bitters é um gin seco de Londres produzido em Londres e premiado com uma medalha de ouro no International Wine And Spirits Competition 2022 e uma dupla medalha de ouro no International Spirits Challenge 2022, dois dos concursos mais prestigiados do mundo. O Opihr Aromatic Bitters caracteriza-se por um sabor apetitoso mas equilibrado com notas de amargo e laranja queimada. Os seus botânicos são inspirados pelo comércio de especiarias venezianas há mais de cinco séculos.

Gin Mare

Gin Mare, por outro lado, é produzido em Espanha, numa antiga capela que remonta ao século XVIII e situada numa pequena aldeia piscatória entre a Costa Brava e a Costa Dorada. O seu sabor é tipicamente mediterrânico e tem a peculiaridade de variar ligeiramente de garrafa para garrafa, uma vez que o nível de acidez da azeitona arbequina – o ingrediente principal – varia de ano para ano. Além disso, a bebida caracteriza-se pelos seus aromas picantes, ervas e algumas notas cítricas.

Monkey 47 Schwarzwald Dry Gin

O Monkey 47 é um gin alemão produzido por Christoph Keller e Alexander Stein. O processo de produção da bebida envolve a utilização de 47 especiarias naturais e água da Floresta Negra. O Monkey é portanto um gin com um equilíbrio aromático perfeito, excelente para beber diretamente ou com um gin tónico.

Malfy Gin

O gin Malfy é destilado em Itália na Torino Distillati em Moncalieri. É inspirado na costa de Amalfi e é feito usando botânicos de origem italiana, tais como toranjas rosa e laranjas sicilianas, limões italianos e água Monviso. Malfy oferece quatro variantes de gim: o Malfy original, com um sabor muito seco e notas de zimbro e alcaçuz; o Malfy com laranja, com aroma cítrico; o Malfy rosa, feito com toranja rosa; e o Malfy com limão, fresco e com notas de limão.

The Copeland Distillery Irish Gin

O Gin Copeland Distillery Irish Gin é um gin produzido na Irlanda do Norte pela Copeland, uma destilaria que abriu em 2019 e em apenas três anos conseguiu ganhar uma medalha de ouro na categoria de Melhor Troféu de Gin Contemporâneo no Concurso Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas 2022. Utiliza um total de doze botânicos, incluindo agulhas de pinheiro, bagas Cubeb, casca de laranja, casca de limão e especiarias locais. O sabor é agradável e equilibrado, com notas de pinheiro e florais e um final amargo.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend