Vai de viagem? Cinco dicas para fazer a mala

14 Agosto, 2022

mala

Se decidiu fazer uma mudança este ano e quer aprender a arte mágica de não enrugar as suas roupas e otimizar o espaço na sua mala, veio ao sítio certo.

Se vai partir durante quatro dias ou uma semana faz pouca diferença: é o destino, claro, o tipo de viagem e os meios que vai utilizar para lá chegar. Mas as regras básicas para uma mala adequada são as mesmas para todos e aplicam-se a todas as latitudes.

O objetivo? Leve tudo o que precisar, de forma ordenada e organizada, e deixe o supérfluo em casa.

Como fazer a mala: 5 dicas práticas

Faça uma lista

Quando se trata de organização, a palavra mágica é sempre uma: planeamento. No caso da sua mala, isto significa fazer uma lista detalhada do que vai precisar nas férias: considere-a um investimento, vai precisar dela sempre que tiver de se ausentar e, com a experiência, vai ficar cada vez melhor.

É melhor começar uma semana antes da partida, para que saiba se precisa de fazer quaisquer compras, e atualizar a lista à medida que pensa em algo, adicionando ou removendo algo. Há aqueles que utilizam o Excel, os que preferem aplicações e aqueles que simplesmente escrevem numa folha de papel: o importante é dividir a lista por tipo de utilização. Vestuário, produtos de higiene pessoal, medicamentos, documentos, acessórios tecnológicos, equipamento desportivo: no início, introduza tudo, desde carregadores telefónicos a barbatanas, desde de e-books a meias. Faça uma verificação final dois dias antes de sair e retire qualquer coisa que lhe pareça supérflua. E se for de avião, lembre-se de pesar a sua mala!

Coloque tudo sobre a cama

Agora que tem a lista de tudo o que precisa de colocar na mala, prepare tudo e disponha-o na cama, no sofá ou numa mesa. Isto dar-lhe-á uma ideia visual do que está a levar consigo. É um passo útil se quiser livrar-se de algo ou fazer algumas substituições de última hora e, sobretudo, compreender como organizar o espaço.

Faça combinações

Ter uma bagagem com calças e t-shirts a condizer significa que se começa por organizar. Pode mesmo ir mais longe e escolher três ou quatro cores, todas a condizer umas com as outras, segundo as quais pode organizar tudo o resto: sapatos, cintos, casacos. Dessa forma tudo correrá bem com tudo e poderá combinar o mesmo acessório e diferentes trajes.

Utilize sacos organizadores

Tudo no seu lugar e um lugar para tudo: este deve ser o seu mantra enquanto faz a mala. Então nada melhor do que recorrer a sacos organizadores, especialmente concebidos para separar as t-shirts da roupa interior, produtos de higiene dos acessórios. Eles mantêm a sua mala arrumada, permitem-lhe localizar imediatamente o que precisa, e se estiver a planear uma viagem por etapas, já pode organizar as suas mudanças dia após dia para que não tenha de abrir tudo de cada vez. Uma vantagem adicional: nos buracos criados entre cada saco pode colocar pequenas coisas, tais como o seu carregador de telemóvel, meias ou uma t-shirt enrolada. E lembre-se: deixe sempre um espaço na mala para roupa suja, que ocupará bastante espaço no final das férias.

Arrume a roupa na mala

Calças de ganga, calças e roupa de tecido pesado deve ser sempre colocada no fundo da mala. Pode colocar sacos organizadores por cima ou, se preferir, camisas bem dobradas ou ainda melhor enroladas, de modo a ocuparem menos espaço. Tem mesmo de levar uma camisa? Coloque um cinto à volta da gola para a manter lisa e poupar espaço. Na parte superior da sua mala, coloque o que vai precisar quando chegar ao seu destino: um pijama ou um fato de banho. E os sapatos? Coloque-os em sacos e lembre-se de colocar as meias dentro deles, para ganhar espaço extra. Um truque para chinelos e sandálias planas: coloque cada um num saco individual e achate-os ao longo da borda da mala.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend