Vídeo revela como os carteiristas atuam

19 Junho, 2022

A carregar vídeo...

Segundo a Polícia Segurança Pública (PSP), os carteiristas são, normalmente, pessoas bem vestidas, na casa dos 30-60 anos que passam despercebidas. Habitualmente, utilizam um jornal ou um casaco em cima do braço para esconder a mão que rouba a carteira.
Hoje em dia, outro truque muito utilizado passa por abordar as pessoas com um mapa na mão. Enquanto fazem perguntas sobre como chegar a determinado local, um segundo carteirista rouba a pessoa em questão.

Mais do que um carteirista

Apesar de poderem atuar individualmente, o mais comum é agirem em grupos de três a quatro pessoas. E a jogada é simples: criar uma situação de contacto físico para “distrair” a pessoa, retirar a carteira e passar a um segundo carteirista.
De acordo com a PSP, estes “encontrões” facilitam o contacto corporal com a vítima para retirar a carteira sem sem que ela se aperceba. A existência de um segundo elemento é outra jogada dos carteiristas. Desta forma, se a vítima reparar que foi assaltada – como o carteirista já passou a carteira ao segundo elemento – não terá nada na mão e não poderá ser responsabilizado.

Locais de eleição para assaltos

Os carteiristas atuam com mais facilidade em locais com uma grande concentração de pessoas. Os mais comuns são os transportes públicos, eventos sociais, laborais e até religiosos. Se costuma andar de Metro em hora de ponta, mantenha-se atento. Por último, a PSP indica que os roubos mais comuns são as carteiras nos bolsos de trás (no caso dos homens) e as malas abertas das senhoras.

Vídeo de um roubo

Estas imagens em vídeo foram captadas dentro de um mercado. E este é apenas um dos muitos exemplos do “modus operandi” dos carteiristas.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend