Arranje desculpas para treinar! – Editorial de Pedro Lucas

1 Junho, 2022

Lá vou eu teimar em escrever sobre as desculpas que se dão para não cuidarmos de nós mesmos. Da nossa própria saúde, imaginem? E volto a insistir nos “corpos de verão”. Não que defenda que existem corpos by estações do ano, mas simplesmente porque sempre defendi que devemos ter objetivos na vida. Agora, desculpas comuns a grande parte dos portugueses, infelizmente: “Cheguei a pagar o ginásio um ano inteiro e nunca lá ia. Desisti!”; “Não tenho tempo! É o trabalho, as filhas…”; “Eu quero é comer e beber”; “Um homem sem barriga é um homem sem história”. Tudo tretas, perdoem-me a expressão. Então, se tivermos um problema de saúde, não tens de parar tudo? Se calhar, será mais fácil jogar na antecipação, não? Será que estas pessoas “mais atarefadas do que qualquer outra pessoa que treine habitualmente” não têm mesmo 20 minutos por dia para fazer uma caminhada, uma corrida, uma surfada, uns exercícios só com o peso do corpo? Ou querem continuar a teimar nas desculpas e só mudarem hábitos quando a saúde se complica?

Aqui socorro-me de um artigo que encontra na página 80 e que nos lembra de um parâmetro-ideal para quem pretende levar um estilo de vida saudável: dividir o seu dia em oito horas de trabalho, oito horas de diversão e oito horas de sono. Será assim tão difícil? Será que nestas oito horas de diversão não se encontra uns minutos só para si, para o seu cuidado e bem-estar?

É uma reflexão que deixo e que gostava que a considerasse. É que temos de ser muitos mais a alertar e a dar o exemplo neste país com tanto sedentarismo, obesidade e excesso de peso. Se não o fizermos, as próximas gerações continuarão a ser mandrionas, pródigas em desculpas e mais propensas a ter uma série de doenças. Há que começar a fazer algum exercício físico, a escolher melhor os alimentos que deve comer e não estar preocupado apenas com os que não deve comer, a dormir bem – qualidade de sono é tudo! E se o impulso para (re)começar for o verão e o estar melhor fisicamente na praia, que assim seja. O mais importante é dar esse primeiro passo e encontrar desculpas para cuidar de si. Quando o fizer, acordará com mais energia, melhorará o seu humor, a sua relação com os outros… até o sexo melhora com desporto! Verá que de um “corpo de verão” passará a ter um “corpo de todo o ano”.

Foi para o ajudar neste objetivo que fizemos esta edição. Traz o nosso maior especial de sempre sobre nutrição e fitness. Com receitas e exercícios passo a passo e para vários objetivos, sejam eles físicos ou mentais. Porque se há coisa que desporto ajuda é a termos uma saúde mental incrível. Vamos a isso?

Já agora, no próximo mês será a edição número 250! Nem imagina o que aí vem.

01Um abraço,

Pedro

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