Como é que os jogos de futebol influenciam a sua testosterona?

4 Abril, 2022

futebol

Testosterona: hormona responsável pela energia e pela libido nos homens. As mulheres também contam com esta hormona, que é produzida em algumas células dos ovários. Mas é no sexo masculino que a sua presença é mais assumida.

Está diretamente envolvida no volume da massa muscular e na densidade óssea, como descreve Marian Rojas Estapé, psiquiatra cujo trabalho se foca essencialmente no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão ou perturbações de personalidade.

É ela quem refere um estudo que associa os níveis de testosterona ao visionamento de jogos de futebol. “O estudo explicava que os níveis desta hormona diminuem – mantendo-se baixos durante algumas horas – quando vemos a nossa equipa perder. E quando é a nossa equipa a ganhar, acontece o contrário”, explica e acrescenta: Os elevados níveis de testosterona e de dopamina que acompanham as vitórias das seleções nacionais explicam pequenos baby booms locais ou nacionais nove meses depois”. Ou seja, se a vitória é celebrada por grande parte da população, e se tal vitória aumenta os níveis de testosterona, o que influencia diretamente a libido dos homens, está feita a explicação de tantos nascimentos em determinada altura.

Os níveis de testosterona diminuem quando vemos a nossa equipa perder.

Ora, Marian Rojas Estapé aborda esta questão da testosterona no seu mais recente livro “Encontre a sua pessoa vitamina”. Uma publicação que aborda a relação entre as pessoas por várias vertentes. No capítulo dedicado aos homens, a psiquiatra explica a influencia que tais hormonas têm na própria postura de cada homem ao longo da vida; seja a nível individual ou interpessoal.

No seu todo, este livro pretende explicar o porquê de determinadas pessoas nos transmitirem confiança de forma quase imediata. Identificar tais pessoas e porque devemos procurar relacionar-nos com tais pessoas – as tais pessoas vitamina – seja no trabalho, entre amigos ou no meio familiar é o mote deste livro. Afinal, tudo influência o nosso modo de estar. Até um simples jogo de futebol.

O livro ‘Como identificar pessoas vitamina’ é uma publicação da editor Planeta e já está disponível pelo PVR de 17,50€.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend