Como saber se há medusas na praia? Esta aplicação diz-lhe

30 Julho, 2022

medusas

Há pessoas que querem tornar as nossas férias um pouco mais agradáveis, e nós aplaudimo-las. Hoje vamos apresentar-vos dois deles, os seus nomes são Eduardo Blasco e Ramón Palacios, são dois cientistas informáticos da Universidade Politécnica de Valência que trabalham há alguns anos numa aplicação chamada Medusapp e que, basicamente, serve para alertar para a presença de medusas nas praias.

Dizemos basicamente porque, na realidade, a aplicação oferece muito mais funcionalidades. Mas, fundamentalmente, a sua função é avisá-lo se há medusas na praia onde toma banho, sem ter de esperar para descobrir, testemunhando uma cena de picada de medusa que, definitivamente, não é agradável de ver.

A aplicação é muito intuitiva e a forma como funciona é muito simples. Basicamente, através das contribuições dos utilizadores que reportam quando veem uma medusa na praia, é gerado um mapa no qual se pode verificar se existe o perigo de ser picado nesse momento no local onde se encontra.

Não só isso, mas também pode avisá-lo que não há avistamentos, ou seja, que a praia está livre de medusas para que possa desfrutar de um dia tranquilo e ir nadar sem esperar pela picada desagradável (se alguma vez foi picado por uma, sabe do que estamos a falar). Neste caso, aparece no mapa com um círculo verde semitransparente: é uma praia sem medusas.

Além disso, como os utilizadores são solicitados a carregar fotografias da medusa que encontraram sempre que possível, graças à inteligência artificial a aplicação reconhece-a e informa-o através de um ícone do nível de perigo da espécie que está à espreita na sua área de natação, diferenciando as cores do seu contorno: não picam (branco), não picam muito (amarelo), picam muito (laranja) ou picam bastante (vermelho).

Graças a este reconhecimento específico dos diferentes tipos de medusas, a aplicação sugere também um guia de primeiros socorros em função da espécie que o picou. E se tudo isto não for suficiente para si, deve saber que a aplicação também é completamente gratuita e não tem publicidade. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend