Já existem cápsulas para dormir a sesta no trabalho

14 Agosto, 2022

sesta

A sonolência não é desaprovada na cultura japonesa. Alguém pode adormecer nos transportes públicos, num café ou mesmo no trabalho e raramente é repreendido. De facto, há uma palavra para os praticantes destas pausas únicas: “inemuri”. Em princípio, a razão é que os japoneses passam tanto tempo a trabalhar ou a deslocar-se para o trabalho que têm um défice de sono óbvio. Mais uma vez, a tecnologia veio em seu auxílio.

Para resolver o problema estrutural, duas empresas japonesas (Itoki Corporation e Koyoju Gohan KK) conceberam cápsulas para fazer a sesta no local de trabalho. Ocupam pouco espaço e, embora a posição esteja mais próxima de ficar de pé, os criadores da tecnologia afirmam que é muito mais confortável e útil para aqueles minutos em que é necessário recuperar energia e fazer uma pausa do escritório.

Itoki Corporation

“No Japão, há muitas pessoas que se fecham na casa de banho durante algum tempo, o que não é saudável. É melhor dormir num espaço confortável”, disse Seako Kawashima, porta-voz da Itoki, sobre a sua alternativa a dormir no escritório. Os designers conseguiram assegurar que nem a cabeça nem o joelho são deformados dentro da cápsula da sesta e que não há problema de queda, mesmo que seja uma posição vertical para a prática inemuri.

As empresas esperam que a sua invenção melhore as condições para os trabalhadores japoneses, mas também aconselharam os empregadores a facilitar estes momentos de desconexão. Além disso, aconselharam também a que os trabalhadores não trabalhem horas a fio sem fazer uma pausa.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend