Semana Europeia do Desporto traz centenas de atividades para “uma população mais ativa e feliz”

22 Setembro, 2022

Desporto

Nunca é demais aproveitar todas as oportunidades para se manter ativo ou de descobrir novas formas de o fazer. E a Semana Europeia do Desporto é o mote ideal para este extra de motivação. A oitava edição desta iniciativa organizada pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) regressa a todo o país já a partir desta sexta-feira, 23 de setembro, e com uma missão de ainda maior responsabilidade. Afinal, a pandemia retirou muitos do ginásio e apesar de os treinos outdoor ou em casa estarem a conquistar cada vez mais adeptos, muitos são aqueles que perderam o ritmo e ainda não retomaram a sua rotina de atividade física.

“No presente ano, queremos fazer mais e melhor para que, juntos, possamos levar a mais portugueses uma motivação extra para a prática de atividades físicas e desportivas e para a adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis” diz à Men’s Health porta-voz do IPDJ, que nos conta que o destaque será dado ao maior envolvimento de jovens na promoção do desporto.

O Youth Sport Labs é exemplo disso. Falamos de um espaço para discussão de temas relevantes para a sociedade e para o discurso, que serão tratados por grupos de jovens, em várias regiões, e cujas conclusões de cada debate serão posteriormente debatidas por especialistas no III Fórum de Desporto para todos, no dia 30 de setembro.

Além destes debates, nos próximos dias qualquer interessado poderá contar com as centenas de eventos a acontecer em todas as regiões de Portugal continental e ilhas entre 23 e 30 de setembro, desde corridas e caminhadas à promoção das mais diversas modalidades. Algumas atividades carecem de inscrição, pelo que o melhor será conhecer o programa completo aqui e ajustar a sua agenda para o que aí vem.

Incentivar à prática desportiva ainda é uma necessidade

Muitos são os profissionais que lamentam que o problema central não está em incentivar a que se experimente novas formas de atividade física, mas sim garantir que tal se torne parte do quotidiano da população. Poderão iniciativas como a Semana Europeia do Desporto ser uma forma de combater este problema? O IPDJ assume que sim: de ano para ano, esta iniciativa bate recordes de participação (no ano passado, mais de milhão e meio de pessoas participaram nas mais de mil e duzentas atividades organizada) e muito pelo apoio de embaixadores que levam mais longe a mensagem #BeActive.

Ainda assim, o IPDJ sabe que, atualmente, é nos locais de trabalho que se verifica os maiores períodos de tempo passados em comportamento sedentário. “Alguns estudos indicam que, em média, trabalhadores do setor administrativo passam 75% do seu tempo de trabalho sentados. Por outro lado, existe evidência científica que demonstra uma associação positiva entre a prática de atividade física e desportiva e o desempenho laboral. No entanto, mesmo sabendo da importância de uma prática regular, a população em geral tem vindo a adquirir hábitos de trabalho cada vez mais sedentários, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de atividade física junto dos trabalhadores”, alerta o IPDJ.

Existe evidência científica que demonstra uma associação positiva entre a prática de atividade física e desportiva e o desempenho laboral

É por isso que a entidade organizadora da SED desenvolveu a iniciativa Pausa #BeActiveAtWork, em 2020, “que tem como principal objetivo promover a atividade física no local de trabalho, inclusivamente no contexto do teletrabalho”. Tal passa pela partilha de pequenos vídeos com sugestões de exercícios de reforço muscular e/ou alongamentos para serem realizados no local de trabalho (ou em contexto de teletrabalho). Um reflexo de que o contexto pandémico alterou a nossa relação com o desporto e com a prática de exercício físico, mas que não tem de ser um entrave para que este tema seja discutido e, principalmente, posto em prática, como parte da rotina.

Quer esteja fora de forma, a precisar de se motivar ou à procura de algo que oriente o seu regresso aos treinos, a Semana Europeia do Desporto, com tiro de partida a 23 de setembro é a iniciativa que procura e que lhe convidamos a participar.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend