Testámos o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro Max. Eis o que temos a dizer

16 Setembro, 2022

iPhone 14

Os novos iPhones da Apple já chegaram. A introdução da última geração de dispositivos da Apple prova que a gigante da tecnologia está largamente concentrada nos pequenos detalhes. Os novos smartphones foram atualizados em vários aspetos: câmaras melhoradas, mais capacidade de processamento, e novas funcionalidades – mas as melhorias mais consequentes estão nos tipos de detalhes que irá notar durante a utilização diária.

Foi o pensamento que continuei a ter enquanto experimentava os novos iPhones. Tive a oportunidade de testar o iPhone 14 Pro Max e, em menor grau, o iPhone 14. Os novos smartphones introduzem uma nova funcionalidade que irá mudar a forma como os utilizadores navegam nos seus dispositivos (para melhor, na minha opinião), mas as outras atualizações fazem com que o Pro e a linha 14 sejam dignos do título que a Apple lhes atribuiu: os melhores iPhones de sempre.

Características do iPhone 14

  • Dimensão do Ecrã: 6,1”
  • Resolução do Ecrã: 2532×1170 px
  • Memória Interna: 128 GB
  • Resolução Câmara: 12.0 MP + 12.0 MP
  • Preço base: 1.039,99€

Características do iPhone 14 Pro Max

  • Dimensão do Ecrã: 6,7”
  • Resolução do Ecrã: 2796×1290 px
  • Memória Interna: 128 GB
  • Resolução Câmara: 48.0 MP + 12.0 MP + 12.0 MP + 12.0 MP
  • Preço base: 1.499,99€

Adeus, tabuleiros SIM

Logo de início, testar os novos iPhones foi uma experiência diferente para mim. Preparei muitos telemóveis para revisão, e esse processo inclui sempre a tarefa de retirar o tabuleiro SIM de um dispositivo e de o trocar para o novo. Os novos dispositivos da Apple já não têm uma porta para cartões SIM físicos, no entanto – agora, para os configurar, será necessário utilizar um eSIM (a Apple introduziu pela primeira vez a capacidade eSIM dentro da ranhura física em 2018, pelo que isto não é completamente novo).

Isto deverá ajudar a poupar espaço e peso também dentro do telemóvel. A Apple diz ter atualizado o design interno do dispositivo para “melhor desempenho térmico”. Os aparelhos parecem semelhantes às últimas gerações, o que quer dizer que têm um aspeto muito brilhante, elegante, e de primeira qualidade, com um design totalmente em vidro.

Bem-vindo à Dynamic Island e ao iOS 16

A linha 14 Pro introduz uma nova funcionalidade no ecrã inicial para a primeira grande mudança. A câmara frontal TrueDepth (que permite a tecnologia FaceID da Apple) foi introduzida com o iPhone X, em 2017. O novo detalhe é ligeiramente menor em relação às gerações anteriores, mas mais importante, é agora interativo. A Dynamic Island dá ao utilizador outra ferramenta de acessibilidade simples que tornará mais fácil a multitarefa nos seus dispositivos e mais intuitiva.

Esta nova funcionalidade exibe dados de notificações e programas como temporizadores, informações de música ou direções de mapas, sem necessidade de mudar para a visualização em ecrã inteiro da aplicação. Esta funcionalidade só está disnponível no iPhone 14 Pro Max.

Grande parte da diversão que vem com os novos smartphones é graças ao iOS 16, a última edição do software móvel da Apple. Não é necessário ter um dos novos telemóveis para experimentar o iOS 16 – o software está disponível para todos os iPhones – mas os da linha 14 são os mais rápidos de sempre. Esta novidade vem com novas funcionalidades para o iMessage, incluindo opções de edição e de recolha, ferramentas de produtividade, uma nova aplicação fitness, e muito mais.

Luzes, Câmaras, Ação

A câmara dos novos smartphones é uma das melhores partes. Uma das novas caraterísticas que mais me entusiasmou testar foi o Modo Ação, uma configuração para a câmara de vídeo que estabiliza automaticamente a tela como se estivesse a usar um stick ou outra ferramenta física.

A utilização do Modo de Ação é simples: Basta abrir a câmara, passar para a configuração de vídeo, e olhar para a secção superior esquerda do ecrã. Ao lado do ícone do relâmpago para o flash está uma figura em execução, que se parece exactamente com uma versão mais rápida do logotipo AIM. Basta premir esse ícone, e preparar-se para correr e gravar.

Devo comprar um dos novos iPhones?

Os novos iPhones são poderosos, têm as melhores câmaras de qualquer produto Apple e a linha Pro introduz uma das primeiras (e mais divertidas) experiências do utilizador do iPhone em anos com a Dynamic Island. Os novos smartphones têm também duas novas características de segurança que podem salvar vidas: SOS de emergência via satélite, que pode utilizar satélites para enviar chamadas de socorro aos serviços de emergência, e Crash Detection, que utiliza os sensores do telemóvel e algoritmos especializados para detetar acidentes de automóvel, e, posteriormente, contactar automaticamente os serviços de emergência.

Se estiver no ponto em que quer ou precisa de atualizar o seu telemóvel após alguns anos de utilização, escolha um dos novos iPhone 14. Valerá a pena. Dito isto, as novas funcionalidades no iOS 16 darão alguma vida a alguns dos modelos mais recentes, por isso, se não sentir uma vontade urgente de atualizar e não se sentir bem sem a melhor câmara disponível, este ano poderá ser melhor do que a maioria para se manter com o que tem.

Texto escrito por Brett Williams, editor de fitness da edição norte-americana da Men’s Health.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend