10 vegetais que são fontes surpreendentes de proteína

23 Agosto, 2022

Se há coisa que os médicos e os nutricionistas costumam concordar é que comer vegetais faz bem. Este tipo de alimentos contém fibras saciantes, antioxidantes que combatem doenças e uma série de vitaminas e minerais importantes para o seu organismo.

Além disso, alguns vegetais têm proteína – aquele macronutriente que pode ajudá-lo a construir músculos. Porém, vamos esclarecer algumas coisas antes de mergulhar na próxima lista dos 10 vegetais com proteína.

Em primeiro lugar, os vegetais não possuem a mesma quantidade de proteína como uma fonte animal. Este é um dos desafios de seguir uma dieta vegetariana ou vegana. Por exemplo, uma chávena de peito de frango em cubos tem 43 gramas de proteína (tenha isso em mente ao percorrer a lista).

Já os produtos vegetais processados, como o tofu, ‘carnes’ à base de plantas e seitan, podem conter mais proteínas, mas a seguinte lista não é sobre esse tipo de produtos.

Em segundo lugar, as leguminosas são consideradas vegetais e estas tendem a ter mais proteína do que as folhas verdes.

10 vegetais que são fontes de proteína

Edamame

São grãos de soja numa vagem. Podem fazer parte de um bom almoço, acompanhados com molho de soja. Têm cerca de 11 gramas de proteína por chávena.

Feijão manteiga

O feijão manteiga tem 7 gramas de proteína por meia chávena. Pode comer com arroz, misturado com pimentos ou num delicioso taco.

Feijão branco

Meia chávena deste feijão branco tem 8 gramas de proteína. Como todos os grãos, eles também são uma forte fonte de fibra.

Ervilhas

Sim, ervilhas! Se comer cerca de 3/4 de uma chávena destas bolinhas verdes, consumirá cerca de 5 gramas de proteína.

Batatas assadas

Hummmm, batatas assadas… Uma batata grande tem 7 gramas de proteína. Além disso, é bastante saciante.

Espinafres

Para cada chávena de espinafres frescos que consome, irá conseguir cerca de 1 grama de proteína. Não é muito significativo, mas se comer uma salada com quatro chávenas de espinafres, já pode ser alguma coisa.

Bróculos Raab

Um punhado deste verde amargo contém 17 gramas de proteína. Dito isto, meio cacho é uma porção bastante razoável e ainda fornece uma quantidade razoável de nutrientes.

Couve de Bruxelas

Uma chávena destes vegetais cozidos, contém 4 gramas de proteína – mais a mesma quantidade de fibra.

Cogumelos brancos

Uma chávena destes cogumelos contém 3 gramas de proteína. Tecnicamente, os cogumelos são um fungo, e não um vegetal…

Nabos

Se estiver cansado de espinafres, experimente estes vegetais fibrosos, que são igualmente saudáveis como uma couve, mas têm um sabor mais suave. Uma chávena de nabos cozidos tem cerca de 5 gramas de proteína.

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