5 regras para fazer a cheat meal perfeita!

Como o próprio nome indica, a cheat meal é uma refeição que permite fugir à dieta para fazer “batota” e cometer alguns excessos alimentares. Siga estas 5 regras.

  • Anterior
  • Próximo

    1 - A dieta não deve ser eterna

Quando se submete a uma dieta de restrição calórica durante muito tempo, o metabolismo adapta-se para reduzir o gasto energético nas funções fisiológicas e atividades do dia-a-dia. Por outras palavras, torna-se mais poupado e entra em modo de sobrevivência, ou seja, num estado adaptado para sobreviver num ambiente de carência. Para evitar esta depressão metabólica, entra em jogo a cheat meal.

    2 - Reative o seu metabolismo

A redução na taxa metabólica deve-se, essencialmente, ao ambiente hormonal gerado pela restrição energética, em particular com uma redução drástica da leptina. Desta forma, uma refeição hipercalórica e rica em hidratos de carbono eleva consideravelmente a leptina e os efeitos dessa elevação podem persistir durante muito tempo. Isto provocará um aumento do dispêndio energético basal e da utilização de gordura como energia. No fundo, o organismo gera uma reativação metabólica que favorecerá uma perda de peso constante ao longo do tempo.

    3 - Saiba onde pode… abusar

Quanto à composição da sua próxima cheat meal, deverá ser rica em hidratos de carbono, uma vez que os hidratos de carbono (e até açúcares) são particularmente eficazes para estimular a leptina, um efeito que será atingido através da insulina. Esta é a melhor oportunidade para “despachar” aquela pizza ou hambúrguer que lhe anda a apetecer há tanto tempo... sem dispensar a sobremesa, claro está!

    4 - Facilite apenas ao jantar

Ao contrário do que possa pensar, a melhor altura do dia para comer a cheat meal é ao jantar: sincroniza o pico induzido pela refeição com um ritmo circadiano normal (a leptina está mais alta ao final do dia e à noite) e é mais fácil garantir que a cheat meal fica por ali. É que depois de um pico de insulina tão acentuado torna-se difícil manter o controlo, o que pode gerar uma bola de neve de cheat meals sucessivas.
Além disso, dormir algumas horas depois pode ajudar, já que os hidratos de carbono irão estimular neurotransmissores de relaxamento, nomeadamente serotonina, que o ajudarão no sono.

    5 - A regra dos 60 minutos

Como o nome indica, a cheat meal refere-se a uma única refeição. Uma boa sugestão é estipular uma janela de tempo fixa (cerca de 60 minutos), durante a qual poderá comer o que desejar. Findo esse período, poderá regressar à sua dieta habitual sem qualquer peso na consciência. Não considere a cheat meal como um momento de fraqueza, mas sim um momento de inteligência e estratégia.
Contudo, não inclua as cheat meals logo no início de uma dieta restritiva, mas somente quando o organismo estiver recetivo e quando a depressão metabólica se instalar. Isto leva algumas semanas a acontecer, pelo que no primeiro mês, pelo menos, deverá ser fiel à dieta. Logo que estiver preparado, uma cheat meal semanal é adequado, embora a frequência deva ser ajustada às necessidades metabólicas individuais.

    A vantagem da “batota”

O conceito de cheat meal não é fácil de entender. Como pode o prazer ser benéfico em dieta? Muitos vêem-nas como um deslize que comprometerá os resultados. Mas antes pelo contrário! Quando são bem aplicadas, elas permitem reativar o seu metabolismo deprimido e favorecer a perda de gordura "dizendo" ao seu corpo: "eu não estou em privação... não preciso de armazenar gordura". Bom apetite!

Por Sérgio Veloso, nutrition advisor licenciado em Biologia Celular e pós-graduado em Nutrição Clínica, responsável pelo site www.fat-new-world.com.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Artigos Relacionados

Batido de banana e aveia: como fazer

Esta opção para o lanche é deliciosa e ainda lhe traz benefícios! Rico em cálcio, o leite, entre outros benefícios, ajuda a combater a osteoporose, a regular o sistema nervoso ...

Experimente esta dieta de 24h

A grelina é uma hormona segregada pelo aparelho digestivo: quando fica vazio desperta o apetite, diminui o metabolismo e evita que queime gordura. Siga esta dieta de 24 horas e veja a diferença!

É por isto que tem de comer aveia!

Sabe por que a aveia é considerada uma super refeição que oferece muitos benefícios para a saúde, quando ingerida regularmente? A aveia foi um dos primeiros alimentos a receber o ...

É por isto que deve comer torradas!

Gosta de comer torradas, mas tem dispensado este pequeno-almoço por causa da “linha” ou por preguiça de ter de as fazer logo pela manhã? Deixe-se disso! Experimente comer torradas logo ...

É isto que um homem deve comer

Os alimentos (e as quantidades) que não devem faltar na sua dieta diária são os seguintes: Peixe azul e outros produtos do mar Uma dose pelo menos, duas ou três ...

3 pequenos-almoços rápidos e saudáveis

Se quer otimizar os seus níveis de energia ao longo do dia, não pode prescindir de tomar um bom pequeno-almoço. E se precisar de sugestões rápidas e saudáveis, apresentamos-lhe o ...

Send this to friend