8 alimentos que o ajudam a dormir melhor

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    Nozes

As nozes são um fruto rico em triptofano, um aminoácido que produz as hormonas responsáveis pela melatonina e pela serotonina, cuja tarefa é regular o nosso relógio biológico.

Segundo um estudo do Centro de Ciências e da Saúde da Universidade do Texas, publicado na revista científica Nutrition, as nozes ajudam ainda a reduzir o aparecimento de cancro, a atrasar doenças neuro-degenerativas do envelhecimento, como por exemplo o Alzheimer ou Parkinson, e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Coma um punhado de nozes uma a duas horas antes de se deitar. Verá que resulta.

    Peixe

O peixe, além de promover e acelerar a produção de melatontina no nosso organismo, é também um estimulante do nosso QI.

Um estudo publicado na Scientific Reports, realizado na Universidade da Pensilvânia, demonstrou que a ingestão regular de peixe afeta positivamente o QI. De acordo com os dados divulgados, obtidos através da análise a um grupo de crianças em idade escolar, este benefício é resultado do impacto que o Ómega-3, encontrado no peixe, tem na qualidade do sono.

Peixes, como o salmão, a pescada e o atum, são boas opções para o seu jantar.

Assim já tem uma desculpa para ir ao sushi todas as noites!

    Arroz Branco

Um estudo realizado pelo American Journal of Clinical Nutrition, sugere que comer 500 g de arroz branco cozido pode ajudar a ter uma noite descansada.

Se esta quantidade de arroz for demasiado elevada, faça uma refeição rica em hidratos de carbono (saudáveis). O efeito será o mesmo.

    Ovos

A menos que sofra de indigestões por comer antes de se deitar, os ovos podem ser uma boa opção para uma noite descansada.

São potenciais fontes de triptofano, um aminoácido que sintetiza a melatonina e ajuda a dormir melhor. Adicionalmente, têm vitamina D, outro componente que o pode livrar de uma noite passada a contar carneiros.

Segundo um estudo publicado no Journal of Sleep, o défice de vitamina D pode mesmo resultar em interrupções repetidas do ciclo de sono.

    Leite quente

A sua mãe costumava preparar-lhe uma caneca de leite morno para o ajudar a adormecer? Pois bem, esse gesto simples tem muito mais de científico do que possa pensar.

O leite contem cálcio, bem como triptofano, dois componentes de que o cérebro precisa para produzir melatonina.

A maior parte do leite também é rico em vitamina D – assim é um hat-trick.

Se aquecer o leite, os efeitos indutores do sono poderão ser ainda maiores.

    Caju

Um punhado de cajus e consegue ter um sono sem interrupções.

A verdade é que o caju é rico em magnésio, um mineral indispensável para o bom funcionamento do ser humano, muitas vezes em falta no organismo.

A falta deste mineral pode ser responsável por distúrbios do sono, bem como, pela síndrome de pernas inquietas.

Também as cãibras, que muitas vezes afetam as pessoas durante a noite, são causadas pelo défice de magnésio no organismo.

    Batata-doce

Além de ser um alimento que pertence a todas as dietas de atletas, pode também ser responsável por uma noite descansada.

Os vegetais de polpa laranja contêm um líquido que é constituído por potássio e magnésio. Além disso, têm também hidratos de carbono, um elemento essencial para que o cérebro consiga produzir serotonina.

    Chá de Camomila

Conhecido por ser um calmante natural, o chá de camomila contem compostos que acalmam o stress e a ansiedade.

Assim, se o beber morno, a temperatura do corpo vai subir, aumentando os níveis de conforto e relaxamento.

Experimente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

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