Afinal, o que se pode beber durante o jejum intermitente?

10 Setembro, 2022

jejum

O jejum intermitente levanta muitas questões, especialmente se for novo no assunto. Pode estar curioso sobre que tipo de programa de jejum deve tentar, quais são os benefícios positivos para a saúde, se irá sentir quaisquer efeitos secundários e que tipo de resultados de perda de peso pode esperar. Outra questão comum é se pode beber bebidas, tais como café e água, durante os períodos de jejum.

A resposta curta é: depende da bebida e do tipo de jejum que segue. Mas, regra geral, deve evitar qualquer bebida que tenha calorias durante esta altura, diz Erin Palinski-Wade, autora do livro 2 Day Diabetes Diet.

Consumir hidratos de carbono, proteínas ou gordura ao tentar manter um estado de jejum pode negar os benefícios da perda de peso do jejum intermitente. Acredita-se também que o jejum intermitente reduz a resistência à insulina e ajuda a controlar o açúcar no sangue, o que pode reduzir as hipóteses de se tornar diabético.

Eis o que deve saber sobre algumas das bebidas mais populares que poderá querer consumir durante o jejum intermitente, e se o tirarão ou não do estado de jejum.

Café

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Pode beber durante a fase de jejum, mas é melhor evitar adicionar açúcar, natas ou leite, uma vez que podem adicionar calorias à bebida que o podem tirar do estado de jejum. “Se quiser aromatizar o seu café durante o jejum, experimente um aroma sem calorias de uma especiaria como a canela”, diz Palinski-Wade.

Para além disso, deve também evitar beber mais do que uma chávena, ou mudar para descafeinado, quando estiver em jejum. Demasiada cafeína, especialmente com o estômago vazio, pode aumentar os sentimentos de nervosismo, o que pode muitas vezes aumentar o apetite e o desejo de petiscar.

Chá

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Vá em frente. Tal como o café, o chá é naturalmente livre de calorias e é bom para beber durante um jejum, desde que seja simplesmente chá feito a partir de sacos de chá, folhas ou flocos. O chá gelado engarrafado é muitas vezes fortemente adoçado, por isso, se seguir essa rota, certifique-se de que não é adoçado e não está carregado com açúcar e calorias adicionadas, diz Palinski-Wade.

“Uma vez que o chá tem menos cafeína do que o café, pode-se beber um pouco mais durante o jejum”, explica a autora.

Água

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Beba à vontade. A água é naturalmente livre de calorias, pelo que não há necessidade de a restringir, diz Palinski-Wade. Beber água durante o jejum é uma boa ideia para assegurar a hidratação, mas também como uma forma de encher o estômago e evitar a fome.

Se gostar de água aromatizada, pode adicionar pedaços de fruta ou um salpico de sumo de limão ou lima (ou um salpico de outro sumo) desde que seja um verdadeiro “salpico” (cerca de uma colher de sopa por 355ml) e não adicione mais do que uma quantidade trivial de calorias, diz Palinski-Wade.

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