Afinal, o que se pode beber quando está a fazer a dieta Keto?

26 Março, 2022

dieta keto

A dieta keto ou cetogénica é famosa por ser restritiva. Esta dieta pobre em hidratos de carbono e rica em gordura apenas permite obter 10% das suas calorias diárias de hidratos de carbono, e manter a cetose (o processo pelo qual o corpo utiliza a gordura como fonte de energia, em vez dos hidratos de carbono), os dietistas recomendam que o melhor é manter a ingestão de hidratos de carbono entre 20-30 gramas por dia.

Naturalmente, isto significa que tem de racionar hidratos de carbono para quando realmente os quer, e que provavelmente não pode consumir as suas bebidas açucaradas favoritas se estiver a fazer a dieta keto. Mesmo as chamadas bebidas “saudáveis” são embaladas com hidratos de carbono: um copo de 230 ml de sumo de laranja, por exemplo, tem 27 gramas de calorias.

O que é seguro para beber e o que deve evitar? Aqui está o nosso guia prático para bebidas amigáveis da dieta keto.

Pode beber sumo se estiver a fazer dieta?

Apenas se for light ou com baixo teor de açúcar. A maioria dos sumos são ricos em hidratos de carbono, o que os torna quase impossíveis de beber numa dieta keto. Por exemplo: 230 ml de sumo de arando contém 30 gramas de hidratos de carbono. E sumo de maçã? Cerca de 24 gramas de hidratos de carbono.

Dito isto, muitas marcas oferecem sumos light ou com baixo teor de açúcar que são mais baixos em hidratos de carbono. Estes produtos têm embalagens semelhantes às versões regulares, por isso leia cuidadosamente o rótulo nutricional para se certificar de que os sumos são de baixo teor de carboidratos.

Pode beber chá e café com a dieta keto?

Sim, o café e o chá sem açúcar ou leite são compatíveis com esta dieta. Se beber café com leite, porém, pode ser um problema, porque uma chávena de leite tem quase 13 gramas de hidratos de carbono.

Pode beber refrigerantes na dieta Keto?

Não, mas os refrigerantes light sim, com moderação. Não é surpreendente ver que a maioria dos refrigerantes não é compatível com esta dieta, pois uma lata de 330ml de Pepsi tem 41 gramas de hidratos de carbono. Se quiser satisfazer o seu desejo por um refrigerante, terá de optar pelas versões de dieta, que utilizam edulcorantes artificiais.

Pode beber álcool se estiver a fazer a dieta Keto?

Nem por isso. Os seguidores mais ferrenhos da dieta keto dispensam a happy hour, pois o álcool abranda a perda de gordura. O consumo de álcool tira-o temporariamente do processo de cetose, o que significa que se embebedará mais rapidamente, por isso tenha cuidado.

Não quer desistir do álcool mas ainda assim queimar gordura? A cerveja e o vinho contêm muitos hidratos de carbono, por isso é melhor beber outras bebidas, tais como vodka ou whisky com gelo. Se sair para tomar cocktails, também vai achar difícil, mas pode facilmente fazer em casa um mojito ou uma margarita com baixo teor de carboidratos.

Os batidos proteicos podem ser consumidos na dieta Keto?

Sim, os batidos de proteínas são um pequeno-almoço fácil para quem não pode ter um batido regular. Escusado será dizer que nem todos os pós proteicos são de baixo teor de carboidratos, pelo que terá de olhar atentamente para o rótulo.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend