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Alimentos e nutrientes para manter a pele saudável

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Na procura por uma pele mais saudável, é fundamental ter em conta não só a adoção de hábitos alimentares saudáveis como também a seleção de algumas fontes específicas de nutrientes que contribuem para a manutenção do equilíbrio da pele e prevenção do envelhecimento. Descubra algumas das nossas sugestões neste artigo que preparamos para si.

Colagénio

Este composto é um dos mais importantes para a manutenção de uma pele saudável, sendo também dos mais sensíveis a fatores como a exposição solar, stress, poluição, tabagismo, genética entre outros. O colagénio pode ser obtido na dieta através de alimentos como gelatina, carne e peixe, além de através de suplementos alimentares específicos para este efeito.

Vitamina C

Sendo um dos nutrientes com maior ação antioxidante na dieta, desempenha diferentes funções como promover a formação de colagénio ou proteger as células contra o dano oxidativo, que ajuda a prevenir o envelhecimento.
As principais fontes de vitamina C na dieta são as frutas, como a laranja, kiwis e morangos, para além de vegetais como os pimentos e as couves no geral.

Vitamina E

Tal como a vitamina C, este nutriente atua como um potente antioxidante que contribui para a prevenção das perdas de colagénio e da oxidação da membrana lipídica (isto é, de gordura) da pele. Dado o seu papel antioxidante, reduz ainda o dano celular causado pela exposição aos raios ultravioleta. Alguns alimentos como o abacate, os frutos oleaginosos como as amêndoas ou os pistáchios e ainda a papaia ou mamão são boas fontes desta vitamina lipossolúvel.

B-caroteno e licopeno

Tratam-se de pigmentos de cor laranja e vermelha, respetivamente, que têm sido associados à preparação da pele para o bronzeado. Na verdade, estes compostos contribuem para potenciar a barreira de proteção da pele contra a exposição aos raios ultravioleta, para além de contribuirem para a prevenção do cancro. Fontes destes compostos são, por exemplo, a cenoura, a abóbora ou o tomate.

Resveratrol

Já muito se tem ouvido falar sobre o resveratrol porque, de facto, as propriedades antienvelhecimento deste polifenol são inegáveis. Encontra-se em alimentos como as uvas e os seus produtos derivados, como o vinho. Para além dos seus benefícios a nível da saúde cardiovascular, o resveratrol contribui para a regeneração celular e proteção contra o dano oxidativo, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

Ómega-3

Os ácidos gordos essenciais ómega-3 são um componente importante de todas as membranas celulares. Ao nível da pele, a ingestão de níveis apropriados deste nutriente contribui para a manutenção da sua barreira lipídica, prevenindo a desidratação e atrasando o aparecimento de alguns sinais de envelhecimento como as rugas. Exemplos de alimentos ricos em ómegas-3 são o peixe, sementes como as de linhaça e frutos oleaginosos como as nozes.

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