Esta é a diferença entre colesterol ‘bom’ e ‘mau’

26 Julho, 2022

O colesterol é uma substância cerosa, semelhante à gordura, que o seu corpo precisa para uma saúde ideal, mas nas quantidades certas. Níveis insalubres de colesterol podem levar a uma condição chamada colesterol alto no sangue.

Qual é a chave para entender o colesterol e manter um nível ideal? Entender a diferença entre o colesterol LDL e o colesterol HDL, juntamente com o papel dos triglicerídeos; um tipo de gordura (lípido) no sangue – é uma ótima maneira de começar.

Triglicerídeos

Descobriu-se que os níveis de triglicerídeos mais altos do que o normal aumentam o risco de arteriosclerose (endurecimento das artérias ou espessamento das paredes das artérias), bem como diabetes tipo 2, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

  • A lipoproteína de alta densidade, ou HDL, é conhecida como o ‘bom colesterol’ e ajuda a remover esse acúmulo de colesterol LDL do seu corpo. Os homens devem ter um nível de HDL de 45mg/dL ou superior.
  • A lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, também conhecida como ‘colesterol mau’, causa o acúmulo de depósitos de gordura (placa) nas artérias.

Triglicerídeos e colesterol são produzidos no fígado. No entanto, os triglicerídeos são a forma de armazenamento de calorias de gordura não utilizadas, enquanto o colesterol é transportado em lipoproteínas no sangue. As lipoproteínas são feitas de gordura e proteína e servem como veículos para o colesterol viajar pelo sangue para produzir hormonas, construir células e gerar vitamina D.

Painel de lipídios

Um painel de lipoproteínas, também chamado de painel lipídico ou perfil lipídico, mede os níveis de colesterol LDL e HDL e triglicerídeos no sangue. Aqui está o que o painel lipídico irá medir:

  • Colesterol total;
  • colesterol HDL (bom);
  • colesterol LDL (mau);
  • Triglicerídeos.

Alimentos a evitar

Quais são os alimentos que contribuem para os níveis de colesterol não saudáveis? Além da falta de exercício, existem certos alimentos, como aqueles ricos em gorduras trans (alimentos fritos, batatas fritas) e gorduras saturadas de baixa qualidade, incluindo a carne processada (fast food, salame e salsichas).

Aqui estão alguns dos alimentos processados ​​​​a serem evitados se procurar manter um perfil lipídico saudável:

  • Hidratos de carbono/grãos refinados: farinhas brancas enriquecidas usadas em pão branco, massas, massa instantânea.
  • Açúcar refinado e adoçantes: refrigerante, refrigerante diet, barras de chocolate, biscoitos comprados em lojas, bolos.
  • Óleos vegetais hidrogenados de gorduras trans: margarina, batatas fritas, pretzels, biscoitos comprados em lojas e queijo processado, pipocas de micro-ondas, jantares congelados/para micro-ondas.
  • Carne processada: como aquelas que foram curadas, temperadas e muito processadas, incluindo cachorros-quentes, salame e bacon curado, alternativas de carne vegana.

O que pode fazer

A melhor maneira de manter um perfil lipídico saudável é manter consistentemente um padrão alimentar saudável, manter-se hidratado com água (e evitar o consumo excessivo de álcool), praticar exercícios regularmente (pelo menos 30 minutos diários) e obter regularmente um sono de qualidade.

Estudos descobriram que o aumento do exercício cardiovascular ao longo da semana (natação, ciclismo, treino HIIT, caminhada, corrida) traz benefícios positivos para o colesterol total (aumento do HDL, diminuição do LDL).

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend