Este é o vegetal favorito dos seus músculos

4 Abril, 2022

legumes

Caso não o conheça ou nunca o tenha experimentado, apresentamos-lhe o brócolos: o alimento favorito dos culturistas e aficionados do fitness. Porquê? Pelo seu incrível poder anabólico na hora de criar músculo.

Falamos de uma hortaliça que começou a ser cultivada há mais de 5000 anos e que ainda hoje deve marcar presença constante no seu prato juntamente com frango, ovos, arroz ou batata-doce.

Comecemos por o elogiar através dos seus valores nutricionais. Os brócolos apostam apenas 34 calorias por cada 100g, com cerca de 6 gramas de hidratos de carbono, 0,4g de gordura e quase 3g de proteína. Ricos em vitaminas, minerais e fibra, aportam uma importante quantidade de nutrientes. Além disso, contêm mais cálcio do que o leite.

Mas porque importa tudo isto na hora de ganhar músculo?

A resposta está no sulforafano. Um composto que reduz a miostatina, hormona que tem como função limitar o ganho muscular. Presente também nas couves de Bruxelas, um estudo demonstrou que este composto protege a nossa musculatura, atenuando a degeneração muscular.

Para aproveitar ao máximo os seus nutrientes na cozinha, experimente cozinhá-lo a vapor no micro-ondas. Idealmente, opte pela versão fresca e não congelada, assim garante uma maior quantidade de sulforafano.

Para colocar esta teoria em prática, resta-lhe seguir esta receita:

Vai precisar de: meio quilo de brócolos, um fio de azeite virgem extra, dois dentes de alho e uma pitada de sal.

Faça assim:

Coza os brócolos a vapor por cerca de oito minutos num recipiente próprio. Enquanto aguarda, pique os alhos e coloque-os numa frigideira, juntamente com o azeite e sal até dourar. Uma vez cozinhados os legumes, coloque-os diretamente no prato e verta os alhos por cima. Aí tem um excelente acompanhamento tanto para peixe como para carne.

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