Quantas calorias há numa lata de atum: benefícios para os seus músculos

8 Abril, 2022

atum

O atum, juntamente com o frango e o arroz, são as opções preferidas na dieta de qualquer atleta e ainda mais para os culturistas. Este peixe oleaginoso é um dos alimentos com mais proteínas e um dos melhores para fortalecer e desenvolver os músculos, cerca de 22g de proteína por 100g. Contudo, é mais comummente consumido em lata, uma versão mais barata para o bolso do consumidor e mais versátil, mas que difere do atum original. É tão saudável como pensamos? Quantas calorias tem?

Atum natural vs. atum em conserva

É evidente que o melhor do atum, seja fresco ou enlatado, é o seu elevado teor proteico. De facto, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, uma lata de atum tem 24,3g de proteína por 100g.

Mas, o atum natural tem menos gordura do que o atum fresco, mas se for enlatado em óleo, a percentagem de gordura aumenta à medida que o teor de gordura provém das gorduras do óleo. O azeite (8,08 g de gordura/100 g) é mais saudável do que o óleo vegetal (23,81 g de gordura/100 g). O conteúdo em micronutrientes é também afetado pelas conservas. O conteúdo de cálcio e potássio é principalmente reduzido, enquanto a percentagem de sódio aumenta porque o sal é muitas vezes adicionado como conservante.

Então, o atum enlatado é saudável?

As conservas de atum poderiam ser classificadas como um produto processado saudável. No entanto, há dois fatores a ter em conta ao consumi-lo: o mercúrio e o sal.

O atum é um grande peixe oleaginoso, pelo que acumula uma grande quantidade de metais pesados como o mercúrio, que adere ao tecido adiposo (gordura) do peixe.

Cada 100g de atum enlatado, seja no seu estado natural ou em óleo, fornece ao nosso corpo 1,5g de sal. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de não exceder 5g de sal por dia, e segundo vários relatórios da OMS, em Portugal consome-se mais do dobro da quantidade de sal que é recomendada por este organismo internacional.

Calorias por lata de atum

Em termos de calorias por lata de atum, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o atum fresco tem apenas 140 calorias e o atum enlatado com óleo tem 214 calorias. Assim, se não puder comprar atum fresco na peixaria ou no seu supermercado habitual, a melhor opção é optar pelo atum enlatado no seu estado natural. Portanto, agora já sabe, não elimine as conservas de atum da sua dieta, mas também não exagere. A maioria dos estudos recomenda não mais de três por semana.

Quais são os benefícios do atum?

Protege o sistema cardiovascular
A carne de atum é rica em proteínas de alto valor biológico e em ácidos gordos ómega-3, que são os elementos certos para baixar os valores de colesterol e triglicéridos no organismo, o que contribui para melhorar e proteger a saúde cardiovascular das pessoas que o consomem.

Fornece as vitaminas necessárias para o correto funcionamento do corpo
Uma das principais características da tabela nutricional do atum é a sua riqueza em vitaminas e minerais, componentes necessários para o correto funcionamento do corpo humano. O atum é rico em vitamina A (que favorece o sistema imunitário, a visão e o sistema reprodutivo); vitamina D (essencial para manter os ossos saudáveis); e diferentes vitaminas do grupo B, tais como B2, B3, B6, B9 e B12, que são importantes para ajudar o organismo a extrair a energia necessária dos alimentos. O atum é também rico em fósforo, magnésio, ferro e iodo, minerais que ajudam a melhorar as funções ósseas, bioquímicas e metabólicas.

Melhora o desempenho desportivo e a recuperação
O atum é o melhor aliado para aqueles que praticam desporto regularmente. O elevado teor de proteína M6S , que contém os aminoácidos essenciais para o corpo, torna-o um alimento indispensável na dieta dos desportistas, uma vez que melhora o desempenho e promove a recuperação do tecido muscular e da massa, bem como o fortalecimento do sistema imunitário.

Promove a perda de peso
O atum é um alimento saciante. O seu elevado teor proteico significa que, com uma pequena quantidade, se produz uma sensação de ter comido o suficiente, o que faz deste peixe o alimento ideal para aqueles que querem fazer dieta ou perder peso.

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