Um dos frutos preferidos dos portugueses está em risco de desaparecer

A banana cavendish, a variedade de banana mais consumida em todo o mundo, está em risco de desaparecer devido à doença do Panamá, um fungo que afeta as raízes da planta que dá esta fruta. O alerta foi dado por vários especialistas, em declarações ao site britânico BBC.

“É uma doença muito resistente, que pode perdurar dias na sola de um sapato. A banana cavendish está agora a entrar em colapso e não há nada que a possa substituir. Além disso há muitas outras plantações – ou variedades – igualmente suscetíveis”, explicou à BBC Gert Kema, bióloga especializada em plantações e investigadora na Universidade de Wageningen (na galeria de imagens acima pode ver os benefícios de comer casca de banana).

Esta variedade de banana é cultivada sobretudo nos continentes asiático e americano. Por enquanto, a doença está a afetar apenas o continente asiático. Caso se estenda ao continente americano pode acabar com as maiores produções de banana do mundo e fazer com que este fruto fique em vias de extinção, deixando de poder ser encontrado com tanta facilidade nos supermercados.

A cura e solução para o problema ainda está longe de aparecer. “Assim que a doença chega a um determinado território, não há como salvar a plantação“, acrescentou a bióloga especialista em plantações.

Clique aqui e siga-nos no Instagram


Leia também:

E que tal um batido de banana e aveia? Faça assim!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend