Descubra os 10 erros que nos pregam como verdades absolutas.
Todos sabemos que a atualidade tem o peso que tem, mas não nos podemos esquecer dos clássicos falsos mitos. Em temas como a nutrição, os erros são constantes, sobretudo no que respeita à perda de peso. Descubra os 10 erros que nos pregam como verdades absolutas.

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    ERRO 01

As batatas engordam. Possuem 75-80% de água: o resto são hidratos de carbono que apenas têm 85 kcal por cada 100 g, portanto não é hipercalórica e não precisa de entrar em pânico sempre que come este ingrediente.

    ERRO 02

As hortaliças não possuem nem gordura nem proteínas. Têm poucas calorias, mas a quantidade de proteínas é aceitável.

    ERRO 03

A combinação de vegetais fornece proteínas de qualidade. As proteínas de origem vegetal não contêm todos os aminoácidos essenciais. Os vegetarianos tentam combinar os diversos tipos de vegetais para juntar esses aminoácidos.

    ERRO 04

Cenouras e tomates melhoram a visão. Contudo, não são os únicos ricos em vitamina A ou retinol: também o são as verduras de soja e certos frutos.

    ERRO 05

A cebola é boa para a circulação. Não tem nutrientes que tenham implicações na fluidez do sangue, mas os seus compostos de enxofre ajudam a evitar coágulos.

    ERRO 06

A fruta deve comer-se em jejum ou entre refeições. As calorias que a fruta tem são sempre as mesmas, independentemente das refeições ou da hora do dia.

    ERRO 07

As frutas desidratadas perdem a maior parte das suas propriedades. A maioria dos nutrientes da fruta fresca apenas perdem a água que retêm, de forma concentrada.

    ERRO 08

A castanha é um dos frutos com mais calorias. É um produto com escassa quantidade de proteínas e gorduras e tem uma maior proporção de água do que o resto dos frutos secos.

    ERRO 09

O pão engorda. Este deve ser provavelmente o maior mito da alimentação. O conteúdo calórico de 100 g de pão branco é de umas 250 kcal. Como é o acompanhamento quotidiano de alimentos com alto teor de gordura, achamos que a culpa é do pão.

    ERRO 10

Todos os cereais contêm glúten. O glúten é o composto proteico principal de todos os cereais menos do arroz e milho.

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