O truque para não engordar com petiscos de verão

18 Julho, 2022

petiscos

Quem lhe disse que tinha de abdicar de marisco, caracóis, tremoços ou pica-pau é porque não lê a Men’s Health. As férias são para isto mesmo, viver a vida e aproveitar. Claro que há truques que ajudam a manter a gordura à distância… e é aqui que fazemos a diferença.

Minimize os estragos

O ponto de partida é decidir qual o objetivo da refeição. “Quer matar a sede e o calor? Fazer um lanche que dure até ao jantar? Ou quer substituir um almoço?”, pergunta Maria Paes de Vasconcelos, coordenadora do Grupo de Estudos de Dietética da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Se quiser apenas matar a sede, “lembre-se de que precisa mesmo ingerir líquidos, e os gelados de água podem ser uma excelente opção. Têm algum açúcar mas não o suficiente para matar a fome (só para adiá-la um pouco)”, sugere a nutricionista. Outra dica útil: “Nos dias de muito calor, petiscar alimentos salgados (batatas fritas, azeitonas, tremoços) é má ideia, porque agrava a desidratação.”

Coma queijo depois do vólei

Se precisa de proteína depois de fazer exercício na praia, “um laticínio é uma excelente opção, pois tem proteína de alto valor biológico que ajuda na formação do músculo. Um queijinho fresco pode ser uma ideia, assim como um pacote pequeno de leite ou uma dose individual de queijo”, sugere a nutricionista.

Não fuja do pica-pau

Segundo Maria Paes de Vasconcelos, “o pica-pau acompanhado com pão é feito de tiras de febras marinadas e salteadas (proteína)”. E o pão? “Esse garante hidratos.” Peça uma salada e tem uma refeição completa. A regra é simples: “Metade do prato deve ser salada, ¼ carne e ¼ pão.”

…o mesmo se aplica ao marisco e caracóis

Atenção, marisco cozido e não frito. Tanto no marisco como nos caracóis “comemos o seu músculo e, por isso, trata-se de fontes proteicas que podem ser acompanhadas com tostas ou pão. Não junte a manteiga, basta molhar o pão nos molhos, que são, essencialmente, água temperada com sabores bem mediterrâneos”, sugere.

E ainda…

Sabia que meia dúzia de azeitonas “equivalente a uma maçã (aproximadamente 60 kcal)? E que o tremoço é uma leguminosa e, por isso, apresenta bastante proteína com poucos hidratos?” Duas dicas perfeitas para picar algo a meio da tarde.

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